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Fernando Boscolo, CEO da Privalia

Brasileiros pretendem gastar mais em outlets nos próximos seis meses

Estudo da Privalia, em parceria com a MindMiners, mostra também os itens preferidos dos consumidores nessas lojas de desconto

Roupas, acessórios e calçados são os itens preferidos de consumidores que compram em outlets – lojas de desconto – no Brasil, seja no modelo on-line ou físico. O comportamento foi identificado na pesquisa sobre o setor realizada pela MindMiners em parceria com a Privalia. O levantamento também mostra que esse consumo deve crescer nos próximos seis meses: 42% dos entrevistados pretendem aumentar o volume de compras. Considerando a última aquisição, padrão e intenção de compra, o ticket médio de gastos é de R$ 610 a R$ 680, mas sobe para R$ 800 a R$ 1.200 entre pessoas de 45 a 54 anos.

A média de frequência de compra em outlets é de 4,3 vezes ao ano, mas 20% dos pesquisados reconhecem que costumam adquirir peças uma vez por mês. A média é maior entre consumidores de 25 a 34 anos (23%) e cai para 11% entre pessoas com mais de 55 anos. “A pesquisa nos fornece informações valiosas sobre hábitos de compra dos consumidores e fatores que influenciam suas decisões. Entender o comportamento do consumidor nos possibilita identificar tendências e oportunidades para desenvolver estratégias de negócios e melhorar a experiência de nossos clientes”, afirmou Fernando Boscolo, CEO da Privalia.

Transição pós-pandemia

Roupas e acessórios para adultos estão no topo das preferências em outlets físicos e on-line (72%), seguidos das categorias calçados adulto (69%), roupas e artigos esportivos (61%) e artigos de cama, mesa e banho (41%). Produtos infantis e cosméticos e beleza possuem mais aderência junto aos compradores exclusivos do canal digital. Na análise por faixa etária, roupas para adultos são os produtos mais comprados por consumidores entre 18 e 34 anos. Acima desta idade, a preferência é por calçados adultos. Esse também é o público que mais consome roupas e artigos esportivos. Os mais jovens – até 24 anos – são os que mais adquirem cosméticos e produtos de beleza.

A pandemia de Covid-19 também ajudou a impulsionar as compras em lojas de descontos. Dos entrevistados, quase 80% disseram que passaram a comprar mais em outlets online. Após a pandemia, 34% dizem que seguem comprando mais nesse modelo, 46% mantiveram os hábitos de compra e 20% passaram a comprar menos.

“Assim como ocorrido para outros setores que também operam em pilares de preço, os outlets se beneficiaram do cenário econômico provocado pela pandemia. Além de declararem terem passado a comprar mais neste formato de loja durante e após a pandemia, fica ainda mais forte a narrativa de preço associada aos outlets: é uma estratégia para economizar, ao mesmo tempo que pode ser vista como uma compra não essencial por aqueles que precisariam reduzir ainda mais seus gastos”, diz Boscolo.

Regiões. Consumidores do Nordeste são os que mais compram, proporcionalmente, roupas e acessórios para adultos (77% do total). São seguidos pelas regiões Sul (74%), Centro-Oeste (73%), Sudeste (69%) e Norte (67%). Na compra de calçados, Nordeste e Sudeste empatam, com 70%, seguidos por Centro-Oeste (66%), Sul (65%) e Norte (62%).

Responsabilidade socioambiental

Nove em cada dez consumidores brasileiros de outlet reconhecem a importância do engajamento das empresas com boas práticas sociais, ambientais e de governança (ESG) – 68% deixariam, inclusive, de adquirir produtos de marcas não comprometidas com a sustentabilidade, enquanto 85% comprariam mais daquelas com compromisso socioambiental.

Metodologia

Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de ouviram 1.400 pessoas do país inteiro, entre 1º e 13 de dezembro passado. Dos participantes, 61% são mulheres, 52% da região Sudeste e 50% da classe B. Além disso, 58% dos entrevistados são casados e 58% têm filhos. Foram entrevistados homens e mulheres de todo o país com idade a partir de 18 anos, das classes A, B e C, que compraram em outlets nos últimos 24 meses — sejam eles on-line ou lojas físicas, exclusivos de uma marca ou multimarcas.

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