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Brasileiros voltam a fazer compras de abastecimento e priorizam embalagens menores

Pesquisa da Kantar aponta ainda que os consumidores visitam mais canais e que o e-commerce registra estagnação nos gastos

Para enfrentar os desafios relacionados à alta de preços dos últimos anos, 73% dos brasileiros adaptaram os padrões de compra. De acordo com o “Consumer Insights 2023”, estudo produzido pela Kantar, especializada em dados, insights e consultoria, apesar da retomada das compras de abastecimento no primeiro trimestre deste ano, os consumidores estão visitando mais canais e priorizando embalagens menores para equilibrar os gastos.

Segundo o levantamento, as embalagens pequenas marcaram presença em 51% das compras no período citado. Dimensões média (30%), grande (12%), extragrande (2%) e a granel (5%) seguem de longe. E, de forma geral, atacarejo, supermercado independente e farmácia são os destaques entre os canais de compra de bens de consumo massivo. Na comparação do último trimestre de 2022 com o primeiro deste ano, atacarejos atraíram 3 milhões de novos lares, enquanto supermercados independentes e farmácias conquistaram 1,8 milhões de novos lares, e, simultaneamente, maior desembolso. A alta foi de 22%, 12% e 4%, respectivamente, no tíquete médio.

A omnicanalidade também se intensifica no país. No primeiro trimestre de 2023, 55% dos brasileiros visitaram de cinco a sete canais de compras. Ainda houve alta de 22% no gasto médio por lar e crescimento de 60% na frequência. O e-commerce, por sua vez, mostra estagnação nos gastos. A justificativa da Kantar é que o aumento de preços desacelerou os ganhos das famílias e prejudicou a lealdade dos desembolsos. Entre março de 2022 e de 2023, o meio caiu 2,8% em frequência e retraiu 1,1% em tíquete médio.

Tipos de compras

A sondagem da Kantar detectou que o tipo de compra muda conforme o momento do mês. Do 1º ao 10º dia, por exemplo, o abastecimento volta a ganhar importância em volume, representando 54,3% no primeiro trimestre de 2023. A tendência é puxada por compradores de 30 a 49 anos de idade e marcas econômicas. Já  entre o 11º e 20º dia, a proximidade (16,1%) ganha relevância impulsionada por compradores acima de 40 anos de idade e produtos Mainstream. Enquanto do 21º dia até o fim do mês, volta o abastecimento (45%), mas, dessa vez, incentivado por usuários acima de 50 anos de idade e pelas companhias Economy.

Metodologia 

O relatório trimestral “Consumer Insights” da Kantar acompanha o comportamento do comprador brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão do consumo em 360º dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal. Para dados dentro do lar, o estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Enquanto, para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 43 milhões de indivíduos.

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