Carrefour anuncia reposicionamento

Junto com programa de recompensas, estratégia busca empoderar clientes a comprarem quando e onde preferirem

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Luis Moreno
Luis Moreno

O Carrefour anuncia o novo posicionamento de negócio para todos os formatos no Brasil. Baseando-se em pesquisas com clientes, aliadas a estratégias comerciais consistentes, a rede quer empoderar os consumidores para que tenham liberdade de escolher a melhor forma de realizarem as compras. Para gerar maior valor percebido aos clientes, a rede anuncia o novo app Meu Carrefour, com um programa de recompensas, que conecta os consumidores aos serviços e benefícios do maior ecossistema do varejo brasileiro. A estratégia marca ainda o avanço da empresa na digitalização do seu ecossistema.

Desde o início da pandemia, novos comportamentos de consumo foram estabelecidos e os clientes começaram a buscar mais por uma solução completa para as compras. Pesquisas realizadas pela rede apontam que, além do preço, atributos como medidas de segurança e disponibilidade de produtos ganharam ainda mais relevância para os clientes, que precisam ter flexibilidade de irem às compras, sem depender de ofertas com curta validade para conseguirem economizar. Com iniciativas promocionais com maior prazo de duração, que começaram a ser testadas desde março, o Carrefour vem ganhando ainda mais a preferência dos consumidores brasileiros, como indicam o NPS da rede, além do ganho de market share.

Segundo Luis Moreno, CEO do Carrefour Varejo, o novo posicionamento da companhia é corajoso e ousado. “Estamos em um novo momento para o setor de varejo. Mais do que nunca, precisamos estar ao lado dos brasileiros, que precisam ter economias reais em seu orçamento, sem abrir mão da segurança. Por isso, o Carrefour está liderando um movimento disruptivo no varejo e que coloca o cliente no centro das decisões.” Para marcar esta mudança, o novo app Meu Carrefour conecta os clientes da rede a um ecossistema, com benefícios que vão desde um completo programa de recompensas até acesso a descontos e serviços exclusivos nas empresas do Carrefour. “Este é com certeza um programa de fidelidade centrado no maior ecossistema do varejo brasileiro, que entrega aos clientes uma experiência única de consumo”, ressalta Moreno.

Novo posicionamento de negócio
Diferente do modelo tradicional do varejo, voltado para promoções diárias, o Carrefour vai permitir que os consumidores tenham acesso a ofertas por períodos mais extensos em todas as categorias de produtos, desde itens de mercearia de grande consumo até perecíveis. Os dois primeiros pilares focam na oferta de produtos de qualidade e acessíveis. A partir de agora, o cliente pode contar com a Feira Todos os Dias, em que todo o sortimento de frutas, verduras e legumes passam a ter ofertas semanais e não só às quartas-feiras. Já os produtos da Marca Própria permitem que os consumidores tenham acesso a mais de 2,6 mil itens a preços competitivos e que ajudam o cliente a economizar. Focada em preços justos para o consumidor que busca por mais opções de oferta, a rede lança o Mais Barato, que oferece em todas nas categorias essenciais itens com o melhor preço do mercado. E, o último pilar, Ofertas Semanais, dá ao cliente Carrefour a possibilidade de aproveitar as ofertas todos os dias da semana e não somente em uma data específica, dando mais liberdade na jornada de compra do consumidor, que pode escolher o melhor dia de compra.

Para oferecer ao cliente uma integração maior a todo o ecossistema Carrefour, a rede traz também o novo app Meu Carrefour, com funcionalidades alinhadas ao novo posicionamento da rede. Para os mais de 20 milhões de clientes do programa de fidelidade anterior, a principal mudança é a funcionalidade “Minhas Recompensas”, que está conectado ao todos os formatos de lojas do Carrefour (Hipermercado, Market, Bairro, postos e drogarias, bem como o e-commerce alimentar e não-alimentar). A partir de agora, ao comprar em qualquer um deste formatos, os clientes poderão acumular moedas e trocá-las por inúmeros benefícios, seja em vouchers de desconto para as compras ou para ser utilizado com os parceiros do programa, como O Boticário, Outback, Mobly, Chilli Beans e Cornershop. Além disso, ao pagar com Cartão Carrefour, o Banco Carrefour acelera o programa de benefícios e dá uma moeda adicional para o cliente.

Ainda no aplicativo, de forma ágil e intuitiva, os clientes podem acessar diferentes funcionalidades, como comprar no e-commerce da rede e escolher entre mais de 2,2 milhões de produtos, seja do próprio sortimento Carrefour ou de seus 3.500 sellers. A compra on-line de alimentos também é outro diferencial, uma vez que o e-commerce da rede está conectado às 12 sides stores, centros de distribuição conectados às lojas e que amplia a capilaridade de atendimento. Com esta atuação omnicanal, o Carrefour consegue ter uma visão única do cliente e pode proporcionar a melhor jornada de compra.

Outra novidade do Meu Carrefour é o sampling de produtos. Com base nos hábitos de consumo do cliente no Carrefour, a Inteligência Artificial do aplicativo fará sugestões de produtos Marca Própria do Carrefour com descontos de 100%. Assim, o consumidor pode experimentar, gratuitamente, produtos da marca. Posteriormente, a funcionalidade trará produtos de outros fornecedores parceiros do Carrefour. Outra nova funcionalidade do Meu Carrefour é a conectividade com o CyberCook. Agora, sempre que o consumidor pesquisar algum ingrediente, o aplicativo conectará automaticamente com a plataforma de receitas e o cliente poderá acessar sugestões de pratos rápidos e fáceis e, ainda por cima, dicas de reaproveitamento de alimentos.

Ainda neste ano, o novo app integrará a funcionalidade Scan & Go, que permite uma experiência 100% autônoma em 30 lojas Carrefour Express. O consumidor utiliza o celular para ler o código de barras dos produtos e finaliza o pagamento diretamente no app. O Banco Carrefour também será integrado ao app, possibilitando que o cliente possa acessar as funcionalidades que já utiliza no aplicativo existente do Banco.

Aceleração digital
Além da mudança de posicionamento, o Carrefour vem acelerando a digitalização como uma maneira de fornecer ferramentas mais tecnológicas e inovadoras para o cliente. Desde 2018, a transformação digital faz parte da estratégia global do Grupo Carrefour, que vem investindo significativamente em tecnologia e inovação. Um dos maiores resultados deste pilar foi o lançamento da nova plataforma de e-commerce, em outubro, que foi totalmente reformulada, com uma performance de alto nível na gestão de pedidos, estrutura de marketplace e nos serviços omni canais que conectam a operação online com as lojas físicas.

“Agora, o nosso cliente pode ter o Carrefour completo na palma de sua mão: produtos alimentares, não-alimentares, programa de recompensas, receitas e tudo que há de mais moderno em termos de aplicativos para o varejo. Nosso investimento em inovação vem acontecendo intensamente nos últimos dois anos e o novo app vem coroar estes esforços, com um ecossistema que conecta todos os nossos formatos, facilitando o dia a dia dos nossos consumidores. O novo aplicativo Meu Carrefour reflete nosso trabalho para colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos”, completa Moreno.

Ao todo, mais de 70 pessoas dos times de TI, Inovação, Marketing, CRM e Operações do Carrefour participaram da criação do novo aplicativo. Desde meados de 2019, as equipes trabalharam incansavelmente para entregar o que há de melhor em ferramentas de relacionamento com o cliente, programa de benefícios e, principalmente, Inteligência Artificial. Desta maneira, o novo Meu Carrefour, além de um aplicativo, será um facilitador do dia a dia do consumidor, seja oferecendo ofertas mais personalizadas ou, ainda, indicando novos produtos que ele pode gostar – com base no que já foi comprado ou pesquisado.