Rafael Gouvea, fundador e CEO da Neppo

Cinco estratégias para empresas venderem mais na Black Friday

A adoção de estratégias bem estruturadas não só potencializam vendas, mas também asseguram uma experiência de compra memorável

Autor: Rafael Gouvêa

 A Black Friday 2024 se aproxima. Atualmente, a data é tida como um dos eventos mais aguardados do varejo brasileiro e, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é esperado um crescimento de até 15% nas vendas online. Este aumento significativo está diretamente ligado à experiência do cliente, que se torna vital em um mercado cada vez mais competitivo. Para garantir que as empresas aproveitem ao máximo essa oportunidade, é essencial a adoção de soluções que ajudem a potencializar vendas e que garantam a melhor experiência de atendimento ao consumidor. Mas como transformar essa oportunidade em resultados concretos? A resposta passa pela adoção de estratégias bem estruturadas, que não só potencializem vendas, mas também assegurem uma experiência de compra memorável.

Com a experiência do cliente em destaque, as empresas têm investimentos cada vez mais direcionados no relacionamento para intermediação de vendas e fidelização dos consumidores durante datas sazonais. As tecnologias empregadas não apenas aumentam a eficiência no atendimento, mas também permitem a personalização de ofertas e auxiliam na análise preditiva de estoque e demanda, potencializando resultados e aprimorando a jornada do cliente. Diante da realidade atual, destaco  cinco estratégias para as empresas venderem mais na Black Friday e de quebra fidelizarem os clientes oportunos.

Atendimento ao cliente eficiente

Um bom atendimento ao cliente é fundamental durante períodos de alta demanda como a Black Friday. Preparar a equipe de vendas e atendimento para lidar com um volume elevado de perguntas e pedidos pode ser a diferença entre uma venda bem-sucedida e um cliente insatisfeito. As empresas têm compreendido a importância da  abordagem focada na experiência do cliente. Com as vendas centralizadas nos meios digitais, é fundamental que o atendimento nunca deixe a desejar. Por meio dos chatbots automatizados que respondem em tempo real e suporte 24/7,  e também o time de atendentes, as empresas  podem oferecer um atendimento diferenciado, que se torna uma oportunidade  não apenas de vendas, mas também  de construir relacionamentos duradouros com os consumidores.

Planejamento antecipado

O sucesso na Black Friday começa com um planejamento cuidadoso. A data deve ser pensada muito antes, nunca em cima da hora.  As empresas precisam  revisar as métricas de vendas dos anos anteriores e identificar quais produtos foram mais procurados, além de fazer outros levantamentos de dados que possam nortear os caminhos a seguir. O mercado está cada vez mais acirrado.Os consumidores começam a pesquisar e comparar preços semanas antes da data. Estabelecer metas claras e preparar o estoque adequado são passos fundamentais para garantir resultados positivos.

Ofertas irresistíveis

Os consumidores esperam encontrar promoções atraentes durante a Black Friday. Para se destacar em meio à concorrência, as empresas devem oferecer descontos em produtos populares e criar uma sensação de urgência com promoções por tempo limitado. Estratégias que geram escassez podem incentivar compras impulsivas e aumentar as vendas.

Marketing multicanal

Estar presente em múltiplos canais é crucial para alcançar os consumidores onde quer que estejam. Utilizar redes sociais, e-mail marketing e plataformas de mensagens instantâneas amplia o alcance das campanhas promocionais. Segundo a pesquisa Black Friday/Cyber Monday”, da Sinch, 77,9% dos consumidores preferem receber promoções por meio de múltiplos canais, o que reforça a relevância de uma abordagem omnicanal nas estratégias de marketing das marcas. Além disso, a personalização das ofertas por meio de chatbots e inteligência artificial  melhora a eficiência do atendimento e aumenta significativamente a taxa de conversão.

Ativação da base de clientes

Olhar para a base de clientes existente e oferecer pré-lançamentos exclusivos ou promoções direcionadas para aqueles consumidores fiéis pode aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com eles. Um programa de fidelidade bem estruturado não só incentiva compras recorrentes, mas também cria um vínculo mais forte entre a marca e o consumidor.

Rafael Gouvêa é fundador e CEO da Neppo.

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