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Classe C mais consciente com seu orçamento

Dos consumidores da classe C, 85% revelaram que têm o costume de controlar o quanto ganham e gastam com o mês, segundo aponta uma pesquisa feita pela Boa Vista SCPC, em parceria com o programa Finanças Práticas. O levantamento eletrônico, realizado com mil consumidores em todo o Brasil, buscou mapear a classe C em seus hábitos de consumo e controle das finanças. Dentro desse universo, 79% avaliam o quanto do orçamento já está comprometido até o pagamento da última parcela, antes de efetuarem uma nova dívida, 94% realizam pesquisa de preço antes de uma compra e 72% levam em consideração se o valor da parcela caberá no orçamento.
Conscientes em relação às compras, 57% afirmam que as ofertas não influenciam de forma determinante na aquisição de um bem ou produto, além do planejado. Além disso, 67% costumam ler tabloides e folhetos de lojas e supermercados em busca de ofertas e declaram que a maior parte dos produtos adquiridos é decorrente de promoções, 83% preferem qualidade a preço e 69% optam por lojas com variedades, mesmo que tenham que se deslocar para isso. “Esses comportamentos revelam que a maioria dos consumidores vem usando as informações e promoções a seu favor e não consumindo por ímpeto, arriscando o controle de seu orçamento e a sua reputação no crédito”, analisa o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado.
Na autopercepção sobre os hábitos de consumo, 54% da classe C declaram-se equilibrados, 12% econômicos e 27% consumistas. As mulheres e os consumidores sem filhos são os que se declaram mais consumistas, com 35% e 29% das menções, respectivamente. “Os consumidores estão cada dia mais atentos ao seu orçamento e à importância de cultivar hábitos financeiros saudáveis. O programa de educação financeira da Visa, o Finanças Práticas, vai ao encontro desta necessidade, trazendo conteúdo relevante com uma linguagem simples, direta e, consequetemente, ajudando o consumidor a se organizar melhor”, explica Rogério Signorini, diretor sênior de produtos da Visa do Brasil. Para Dourado, “a pesquisa revela um amadurecimento do consumidor, preocupado com planejamento e controle dos gastos, o que pode ser um reflexo, entre outras coisas, dos picos de inadimplência registrados em anos anteriores. Assim, o consumidor que nos últimos cinco anos passou a ter mais acesso ao crédito e descontrolou-se, está aprendendo gradativamente que o crédito é bom, se usado com disciplina e controle.”
Questionados sobre as taxas de juros cobradas nos parcelamentos, 58% dos respondentes afirmam ter conhecimento disso em cada compra e 66% consideram mais importante a taxa de juros do que o valor da parcela (34%). A pechincha, antes de comprar um produto ou bem, continua em alta: 80% possuem esse hábito. Da mesma forma que, compartilhar informações de gastos pessoais com familiares é importante para 86% dos pesquisados. Quando precisam parcelar alguma compra, 77% optam pelo menor número de parcelas e quando não possuem dinheiro para aquisição à vista de um produto, 54% preferem efetuar a compra no mês seguinte. “Segundo o levantamento, 55% dos consumidores buscam informações sobre como controlar os gastos e receitas em sites e materiais disponíveis na Internet, reforçando a estratégia da Boa Vista SCPC e Finanças Práticas em continuar investindo em ferramentais digitais gratuitas e de qualidade”, finaliza Signorini. 
Os dados da pesquisa “Hábitos do Consumidor da Classe C” foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado de 1º a 27 de outubro de 2014, com mil consumidores da classe C, usuários do site Consumidor Positivo. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos. Para determinação da classe social, foi utilizado o Critério FGV 2012, que considera consumidores com rendimento familiar mensal entre R$ 2.030,00 a R$ 8.700,00 como pertencentes à Classe Média ou Classe C.

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