Lançado no Brasil pela Elsevier, o livro, Foco no cliente certo, de Peter S. Fade apresenta as ferramentas para prosperar em um mundo que exige uma abordagem de foco no cliente. A publicação faz parte da série profissional Wharton e explica como aumentar os lucros a partir de seus melhores clientes, como identificar os que são mais valiosos e como evitar investir demais naqueles que não trazem vantagem estratégica em relação a concorrência.
O objetivo do autor é dar uma explicação clara e concisa do que é e do que não é foco no cliente, ajudar o leitor a entender por que a mentalidade de foco no cliente pode ser crucial para o sucesso financeiro no mundo competitivo de hoje e, também, ajudar a lidar com a concorrência. Trata-se de uma estratégia para alinhar os produtos e serviços de uma empresa com os desejos e as necessidades de seus clientes mais valiosos para, assim, obter mais lucros em longo prazo.
O livro ensina que foco nos clientes não significa ser legal com eles. Não se trata de uma filosofia. Não se trata de algo que possa ser transmitido em um manual ou uma declaração de missão. O foco no cliente é uma estratégia para alinhar os produtos e serviços de uma empresa com os desejos e as necessidades de seus clientes mais valiosos. Essa estratégia tem um objetivo específico, obter mais lucros em longo prazo. Fade afirma esta importância, “Primeiro, precisamos descartar algumas antigas ideias sobre relacionamento cliente-empresa e depois reconsiderar totalmente a estrutura organizacional, os indicadores de desempenho, o desenvolvimento de produto e mais – tudo para encontrar novas formas de servir os clientes que mais importam”, diz.