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Comunicação visual



A linguagem visual para a comunicação de marcas ligadas à tecnologia está mudando. É o que mostra pesquisa global realizada pelo departamento criativo da Getty Images, agência de criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia. Segundo Renata Simões, gerente de marketing e conteúdo da Getty Image, as empresas de TI e telecom tem que promover um diálogo com o público a partir de uma conexão social, com calor e humanidade. “Essa pesquisa ilustra a forma como as empresas podem promover uma ligação adequada com os clientes por meio de uma linguagem visual que se envolve e incentiva a fidelidade à marca”, salienta Renata.

 

A pesquisa traz seis tendências: Play, Identity, Criativity, Community, Speed e Security. “A partir dessas ideias, as empresas poderão encontrar inspirações criativas para redefinir o olhar sobre a comunicação visual”, explica Renata. A pesquisa revelou que as empresas de tecnologia e de telecom devem preocupar-se com a comunicação visual ligada à economia, ao social e ao individual. “Durante os próximos 18 meses, as imagens para esse ramo devem explorar a identidade e a autenticidade, que permitirão ao consumidor se identificar emocionalmente com as marcas”, completa.

 

A primeira tendência, Play, se desenrola em torno de algumas esferas sociais, como o trabalho e a família, e está intimamente ligada aos temas de autenticidade e liberdade. De acordo com a pesquisa, as fotos sobre novas tecnologias tem que ser mais do que imagens funcionais. A linguagem visual deve ser fácil e não ameaçadora para os consumidores, que, em geral, não conhecem profundamente este universo. O segundo tópico, Identity, pode ser alcançado muitas vezes com a presença de retratos simples, ou seja, estereótipos que combinam com a marca e os produtos.

 

Já o tema Criativity busca a identidade por meio de novas formas de relacionamento e distingue amadores de profissionais. É testar o novo, explorar o que traz identificação para o público com a marca, ir além da demonstração do produto e atingir emocionalmente a quem se dirige a comunicação. A tendência de encontrarmos muitas imagens em que os pais e os filhos partilham o mesmo espaço, mas cada um absorvido por uma tecnologia diferente faz parte do quarto tópico, Community. Apesar da fragmentação do núcleo familiar doméstico, os membros da família estão ligados por uma rede sem fio. É a Família Digital, que usa a tecnologia para estreitar o relacionamento e passar o tempo juntos. No entanto, cada membro tem um senso de independência e um espaço pessoal. É por esse viés que a comunicação refletirá os laços familiares.

 

O tópico Security está ligado ao Community, já que as imagens utilizadas pelas empresas de TI estão muito sintonizadas com os benefícios que os produtos podem trazer para a manutenção das relações sociais das Famílias Digitais. Por exemplo, imagens que remetem a importância do uso de telefones celulares para manter o contato com os filhos são muito usadas para passar o conceito de segurança. O último tema, Speed, comenta sobre os anúncios B2B, que normalmente referem-se especificamente a segurança e velocidade de conexão proporcionada pelos produtos. Os projetos sempre mostram a ameaça e a solução achada por um grupo consistente e unido em torno de um computador. Porém, para comunicar uma nova tecnologia, as imagens esportivas que remetam a soluções rápidas e diretas, podem ser mais eficazes, já que utilizam uma comunicação visual intuitiva e diferenciada.

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