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Consumidor versus propaganda



A propaganda é uma forma de transmissão de idéias altamente eficaz. Seu potencial, no entanto, nem sempre está associado com a verdade – muitas vezes, uma boa divulgação faz sobressaírem produtos e serviços que estão longe de oferecer tudo que prometem. O consumidor, desiludido com campanhas muito vistosas e pouco comprometidas com a realidade, aprendeu a utilizar o termo “propaganda” como sinônimo de “mentira” e “exagero”.

 

No livro “Consumidor versus Propaganda”, em 5ª edição revista e atualizada, o professor Gino Giacomini Filho revê os principais conceitos de “consumerismo”, marketing e merchandising, com uma visão histórica da defesa do consumidor no Brasil e em outros países. O autor mostra ainda que a “propaganda enganosa” virou rotina, e o mercado viu diminuir a eficácia de sua grande difusora. De forma crítica, demonstra que é possível aos pólos da sociedade de consumo – o consumidor e a propaganda – viver em paz.

 

Levando em conta que o consumerismo pode ser um aliado da campanha publicitária de qualidade, Giacomini apresenta os pontos necessários para criar uma relação satisfatória entre consumidores e anunciantes. “Um produto cuja propaganda se pauta em qualidades reais trará satisfação ao consumidor; este, por sua vez, terá interesse em comprar tal produto novamente e em indicá-lo aos conhecidos, fazendo que o alcance da divulgação – e, conseqüentemente, das vendas – seja muito maior”, afirma o autor.

 

Ficha Técnica
Título: Consumidor versus propaganda
Autor: Gino Giacomini Filho
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 48,00
Páginas: 256

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