Levantamento indica que redes sociais influenciam valores de 55% dos consumidores, enquanto apenas 25% se deixam influenciar por anúncios
O ambiente on-line desempenha um papel fundamental na mudança de valores e comportamentos de consumo. É o que revela pesquisa realizada pela Opinion Box para a Flora, indústria nacional de bens de consumo. Mais de 55% dos respondentes afirmaram que já aprenderam algo nas redes sociais que alterou suas percepções e posturas pré-estabelecidas. No entanto, o impacto na decisão de compra varia entre as gerações, uma vez que 42% dos consumidores com 43 ou mais anos acabam sendo menos influenciados diretamente por anúncios ou produtos promovidos por perfis que acompanham.
O estudo também mostrou que o impacto dos influenciadores e celebridades na decisão de compra pode variar de acordo com a geração. A Geração Z, por exemplo, é mais sensível ao comportamento dos perfis que seguem. Cerca de 66% dos jovens dessa geração declararam que já deixaram de seguir influenciadores ao discordar do posicionamento pessoal ou das marcas associadas a esses perfis. Outro dado relevante é que 70% da Geração Z, e 60% dos millennials, já deixaram de comprar de uma marca por não concordarem com o posicionamento de influenciadores ou celebridades associadas a ela.