Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa

Copa do Mundo: com planejamento é possível se beneficiar do maior evento do futebol 

Desta vez, o evento coincidirá com o período de pagamento da primeira parcela do 13º salário, ou seja, injeção de capital no mercado

Autor: Haroldo Matsumoto 

É ano de Copa do Mundo! Para quem ama futebol, a realização do evento esportivo, considerado um dos maiores e mais importantes do planeta, traz muita empolgação. De fato, é incrível ver as pessoas unidas, empolgadas e felizes, torcendo juntas. 

No caso das empresas, há impactos importantes relacionados à produtividade e faturamento. Por isso, é preciso planejar bem o que será feito, dada a sazonalidade do evento, para que seja possível aproveitar as oportunidades de maneira inteligente, visto que o período de realização do campeonato é relativamente curto. As recomendações são válidas, inclusive, para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). 

O planejamento e o monitoramento constante das ações são necessários, uma vez que o grande estímulo para a maioria dos brasileiros vem dos jogos, vitórias e avanços da Seleção Brasileira durante a competição. Quanto mais o nosso time evoluir, mais aumentam as oportunidades para que as empresas comercializem seus produtos e serviços. O inverso também é verdadeiro. Se houver desclassificação do Brasil de forma prematura – tomara que não ocorra – o ímpeto das compras cairá repentinamente e pode haver encalhe de produtos. Ou seja, o planejamento é a chave para o sucesso.  

É claro que cada jogo é um jogo, mas vale recorrer, por exemplo, ao histórico de partidas anteriores contra as seleções que nossa esquadra vai enfrentar para que seja possível avaliar o tamanho do investimento a ser realizado. Se houver a possibilidade, também é interessante recuperar como foi o consumo em outras Copas e, então, definir acordos com os fornecedores para que haja flexibilidade no fornecimento de cada item, por exemplo, conforme aumento ou diminuição da demanda. Para que isso realmente funcione, é interessante já deixar fornecedores testados e homologados e treinar a equipe de colaboradores de forma antecipada para que a performance seja a melhor possível. 

É preciso observar, no entanto, um aspecto muito particular relativo à Copa do Mundo de 2022. Ocorre que, tradicionalmente, esse evento esportivo é realizado no meio do ano. Porém, como a sede será o Catar e o clima inviabiliza a realização do campeonato no meio do ano devido ao calor, o campeonato foi transferido para o final do ano. Essa será a 1ª vez que a Copa do Mundo acontece durante o alto verão brasileiro. Isso significa que há uma grande oportunidade para os produtos e serviços normalmente consumidos nessa época. 

Outro aspecto interessante é que o evento coincidirá com o período de pagamento da primeira parcela do 13º salário, ou seja, teremos injeção de capital no mercado, o que deve acarretar movimento mais interessante no comércio. Não se esqueça, ainda, que muito próximo também acontecerão a Black Friday e o Natal. É extremamente importante não confundir os objetivos relacionados a cada data. Entenda que a Copa do Mundo será um estímulo para o consumidor, que estará ligado nos jogos e propenso a consumir produtos e serviços que tenham alguma relação com essa temática e que sejam úteis para aquele momento. Nada de investir em presentes de Natal com temática da Copa ou liquidar produtos desenvolvidos para o período em que o campeonato estiver ocorrendo enquanto o Brasil estiver ganhando. 

Sugiro, por exemplo, que bares e restaurantes aproveitem a oportunidade para ambientar o espaço com o tema Copa do Mundo, oferecer uma programação especial de happy hour durante os jogos, uma vez que alguns deles acontecem por volta das 16h. No segmento de moda, é interessante ter opções de roupas com estampas temáticas, tomando cuidado com os direitos autorais relacionados à marca Copa do Mundo, seus personagens e imagens e com o volume de produção para que não exista encalhe de estoque em caso de eventual desclassificação brasileira. E para as empresas de serviço, vale investir na criatividade para levar ao cliente ofertas baseadas no tema e válidas para o período do evento esportivo, criação de combos de serviços, desenvolvimento de brindes e campanhas especiais. 

Aproveitem o sentimento de otimismo do consumidor de maneira consciente e bem planejada e vamos torcer juntos para que venha o hexa! 

Haroldo Matsumoto é especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa.

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