CRM como diferencial competitivo às pequenas empresas

Por Luiz Henrique Antunes Rodrigues

Muitos proprietários de pequenas empresas encontram dificuldades em conquistar e, principalmente, em reter os bons clientes frente ao mercado cada vez mais competitivo, com produtos e preços similares. Um grande passo para se destacar nesse cenário é conhecer os hábitos de seus clientes como forma de garantir satisfação e bom desempenho da sua organização, o que está mais próximo do que se imagina.

O CRM, sigla que significa Customer Relationship Management, é um conceito relativamente novo que objetiva gerenciar o relacionamento com o cliente tendo a informação sobre ele como base principal. Um dos pilares do CRM é a integração dos dados disponíveis dentro da empresa e sua organização permitindo que a qualquer momento todos possam ter acesso, identificando o consumidor como único, independentemente do canal de contato. O principal fator gerado nesse sistema é o
conhecimento do histórico dos contatos anteriores realizados pelos clientes, oferecendo a possibilidade de dar continuidade sem a necessidade de solicitar informações já retidas anteriormente, por exemplo.

Em grandes corporações, que possuem um número muito grande de clientes,
isso é praticamente impossível de ser realizado sem a utilização de altas tecnologias, o que exige um investimento relativamente alto. Já em pequenas e médias empresas é possível implantar o CRM com a utilização de recursos de custos compatíveis. Muitas vezes esses casos começam com a implantação de gerenciadores de banco de dados, que podem agregar valores segundo o crescimento gradual registrado.

Com o uso adequado de tais dados, o empreendedor só tem a ganhar. Um dos
primeiros benefícios obtidos é a melhoria contínua dos procedimentos internos sem perder o foco nos resultados junto ao cliente, com alta rentabilidade. Passar a entender sua clientela profundamente é fundamental para a administração eficiente, pois ajuda a estabelecer as ações estruturais e os parâmetros a serem atingidos de maneira organizada.

O ideal para as micro, pequenas e médias empresas que prezam a qualidade e o bom atendimento é aplicar esses conceitos diariamente. Na verdade, a compreensão e a prática dos conceitos de CRM são importantes para todas iniciativas. A maioria dos insucessos de implantação de CRM ocorre devido a esta falha. Investe-se muito em tecnologia e esquece-se do desenvolvimento de processos que incorporem adequadamente os conceitos.

Como fiz recentemente em palestra na Amcham de Campinas, SP, muitos
especialistas recorrem à analogia com o esquema de funcionamento da mercearia de anos atrás, em que o vendedor, geralmente o próprio dono, conhecia os hábitos dos clientes, os ciclos de consumo, os aniversários e as preferências de produtos e marcas, exatamente por que os freqüentadores eram poucos. Neste tempo, os comerciantes utilizavam as informações de maneira muito produtiva: oferecendo os bens certos no
momento correto, fazendo com que o cliente confiasse no estabelecimento, gerando imagem de credibilidade e promovendo a fidelização.

Podemos dizer que hoje o CRM resgata essa relação em um momento em que
existem gigantescas corporações que passaram a ter dezenas de milhares de clientes. Isso não significa que você, pequeno empreendedor, não possa utilizar esse conceito para o crescimento de sua empresa e a satisfação de seus clientes. Pelo contrário, este deve ser seu diferencial competitivo.

* Luiz Henrique Antunes Rodrigues é coordenador do curso de CRM da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp [email protected]

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CRM como diferencial competitivo às pequenas empresas

Por Luiz Henrique Antunes Rodrigues

Muitos proprietários de pequenas empresas encontram dificuldades em conquistar e, principalmente, em reter os bons clientes frente ao mercado cada vez mais competitivo, com produtos e preços similares. Um grande passo para se destacar nesse cenário é conhecer os hábitos de seus clientes como forma de garantir satisfação e bom desempenho da sua organização, o que está mais próximo do que se imagina.
O CRM, sigla que significa Customer Relationship Management, é um conceito relativamente novo que objetiva gerenciar o relacionamento com o cliente tendo a informação sobre ele como base principal. Um dos pilares do CRM é a integração dos dados disponíveis dentro da empresa e sua organização permitindo que a qualquer momento todos possam ter acesso, identificando o consumidor como único, independentemente do canal de contato. O principal fator gerado nesse sistema é o conhecimento do histórico dos contatos anteriores realizados pelos clientes, oferecendo a possibilidade de dar continuidade sem a necessidade de solicitar informações já retidas anteriormente, por exemplo.
Em grandes corporações, que possuem um número muito grande de clientes, isso é praticamente impossível de ser realizado sem a utilização de altas tecnologias, o que exige um investimento relativamente alto. Já em pequenas e médias empresas é possível implantar o CRM com a utilização de recursos de custos compatíveis. Muitas vezes esses casos começam com a implantação de gerenciadores de banco de dados, que podem agregar valores segundo o crescimento gradual registrado.
Com o uso adequado de tais dados, o empreendedor só tem a ganhar. Um dos primeiros benefícios obtidos é a melhoria contínua dos procedimentos internos sem perder o foco nos resultados junto ao cliente, com alta rentabilidade. Passar a entender sua clientela profundamente é fundamental para a administração eficiente, pois ajuda a estabelecer as ações estruturais e os parâmetros a serem atingidos de maneira organizada.

O ideal para as micro, pequenas e médias empresas que prezam a qualidade e o bom atendimento é aplicar esses conceitos diariamente. Na verdade, a compreensão e a prática dos conceitos de CRM são importantes para todas iniciativas. A maioria dos insucessos de implantação de CRM ocorre devido a esta falha. Investe-se muito em tecnologia e esquece-se do desenvolvimento de processos que incorporem adequadamente os conceitos.
Como fiz recentemente em palestra na Amcham de Campinas, SP, muitos especialistas recorrem à analogia com o esquema de funcionamento da mercearia de anos atrás, em que o vendedor, geralmente o próprio dono, conhecia os hábitos dos clientes, os ciclos de consumo, os aniversários e as preferências de produtos e marcas, exatamente por que os freqüentadores eram poucos. Neste tempo, os comerciantes utilizavam as informações de maneira muito produtiva: oferecendo os bens certos no momento correto, fazendo com que o cliente confiasse no estabelecimento, gerando imagem de credibilidade e promovendo a fidelização.

Podemos dizer que hoje o CRM resgata essa relação em um momento em que existem gigantescas corporações que passaram a ter dezenas de milhares de clientes. Isso não significa que você, pequeno empreendedor, não possa utilizar esse conceito para o crescimento de sua empresa e a satisfação de seus clientes. Pelo contrário, este deve ser seu diferencial competitivo.
Luiz Henrique Antunes Rodrigues é coordenador do curso de CRM da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp [email protected]

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