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Cuidado com o frete!

Em todo instante, as pessoas recebem e-mails de ofertas ou encontrar banners em sites, enquanto navegam na Internet. E com uma gestão de dados cada vez mais evoluída, muitas vezes elas são atingidas por ofertas de produtos de desejam comprar. Porém, um dos grandes problemas hoje no e-commerce é quando o consumidor está finalizando sua compra e percebe que o valor de frete te desanima e, assim, resolve pensar mais sobre o assunto. “O fato é que o frete muito caro é um dos principais motivos de abandono de compras pela internet”, avalia Rafael Jakubowski, especialista em e-commerce e sócio-diretor da Sanders Estratégia Digital.
 
De acordo com ele, empreendedores digitais conseguem atrair os consumidores praticando preços baixos e prazos curtos de entrega de um produto. Mas esses não são os únicos fatores considerados na hora de finalizar a compra. “A empresa precisa oferecer preço, prazo e frete de maneira atrativa. Se o frete estiver alto, mas o custo dos demais itens compensar, o cliente pode até fechar negócio. Mas o valor do frete pesa muito na decisão”, diz Raphel Ferrari, especialista em otimização de e-commerce e também diretor da Sanders Estratégia Digital.
 
No entanto, isso não significa que se deva oferecer frete grátis, uma vez que esse tipo de prática pode trazer riscos para o negócio. “É importante avaliar o negócio de maneira criteriosa para entender onde é possível fazer redução de gastos”, pontua Ferrari. Ambos os diretores oferecem dicas para converter mais vendas:
 
Faça promoções
Realize ações direcionadas a regiões onde há maior concentração de clientes. Ofereça frete grátis para esses locais, por exemplo.
 
Estimule o mínimo de compras
Estabeleça um valor ou quantidade mínima de peças para compra que viabilize a oferta de frete mais barato ou até grátis.
 
Rede de distribuição
Trabalhe com mais de uma transportadora. Cada uma tem a sua especialidade de entrega: produtos leves, pesados ou categoria específica. Isso pode baratear custos. Também use empresas com entrega rápida, que atendam regiões onde há mais clientes e outras distantes, com menos consumidores.
 
Negocie com fornecedores
Ao negociar preço com fornecedores, é possível cortar custos em uma ponta para compensar o gasto na outra, o que pode significar a diminuição do valor do frete, por exemplo.
Frete grátis
Antes de oferecer frete grátis, avalie sua disposição para reduzir a margem de lucro. Também negocie com a transportadora para diminuir o custo da entrega. Afinal, ela deverá ter um volume maior de trabalho com a promoção.
 
Preço, prazo e frete
Quando o custo do frete é similar aos dos demais sites, o que vai pesar na decisão do cliente na hora de comprar é o preço do produto e o prazo de entrega. Por isso, atenção à concorrência e ao que você pode praticar na sua loja.
 
Software eficiente
É preciso ter um software de gestão que controle toda a logística. Se o sistema não lê as informações corretamente, o frete pode ficar mais caro que o produto. Tenha um especialista atento a isso o tempo todo. Quando o CEP não é reconhecido no sistema, o valor não é calculado e o cliente não compra.
 
Abandono do carrinho
O preço baixo de um produto é o que mais atrai o cliente para o site, principalmente quando ele compara os valores em um buscador. No entanto, o abandono de carrinho ocorre, grande parte das vezes, quando o cliente não concorda com o custo do frete. Neste caso, identifique qual região registra o maior índice de desistências e faça uma ação direcionada para a redução de frete.

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