Delivery é principal responsável por crescimento do consumo fora do lar 

Levantamento da Kantar aponta novas dinâmicas, como o consumo na casa de outras pessoas

No primeiro semestre de 2024, o consumo fora dos lares brasileiros segue acelerando via frequência, crescendo 13,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior, o que, consequentemente, gera mais ocasiões de consumo (+23,3%). Esse movimento é impulsionado principalmente pelo delivery, segundo dados do relatório “Consumer Insights”, produzido pela Kantar. 

Além disso, o estudo mostra que o delivery possui um papel importante de atrair compradores mais valiosos que agregam mais ocasiões de compra (41 vezes em comparação a 38 vezes do não-usuário do meio), compram de forma mais intensa (48% acima em unidades de compra) e gastam mais (78% acima em tíquete médio).

O delivery também vem abrindo espaço para novas dinâmicas fora do lar, principalmente em relação ao consumo na casa de outras pessoas, que já é o maior em contribuição, abocanhando 39,1% de importância em unidades (aumento de 8,8 pontos percentuais no período estudado).

Em coexistência com o delivery, os brasileiros dão espaço para o consumo no local – no inglês, chamado de on premise. Aqui, o crescimento está conectado às boates e baladas (+4,8% em contribuição de unidades no período estudado), aos bares (+2,3%) e às cafeterias (+2,0%). Também há maior contribuição dos canais de impulso (+4,6%), com destaque para barraca de praia e quiosque (+1,6%) e cantinas de escola, trabalho e faculdade (+1,3%).

Consumo de bebidas

As bebidas despontam tanto no delivery como no consumo no local. Entretanto, aparecem em momentos diferentes da jornada do consumidor. As não alcoólicas, por exemplo, são mais consumidas durante a semana (73% do gasto ocorre entre segunda e sexta-feira), enquanto as alcoólicas são ingeridas principalmente aos fins de semana (48% do gasto é realizado no sábado ou domingo).

“Há mais espaço para alavancar outras categorias em conjunto com as bebidas alcoólicas nos finais de semana e a estratégia de como ativar o consumidor pode ser determinante para convertê-lo. Para ser a escolha do cliente, é preciso, não somente estar disponível nos locais de consumo e no delivery, mas, com uma oferta de produto que melhor se encaixe na necessidade do consumidor, portanto, é crucial entender esta ocasião de consumo, se é um evento tradicional esportivo, ou um encontro entre familiares e amigos”, analisou Lyandra Nakagawa, gerente de contas da Kantar, divisão Worldpanel.

A escolha dos meios de acesso foi um fator determinante para o crescimento das categorias de alimentos no consumo fora de casa. No primeiro semestre de 2024, o delivery contribuiu com 28,4% para o crescimento de aperitivos doces, enquanto o consumo no local contribuiu com 19,1% e 2,7% no crescimento de salgados e pratos e refeições, respectivamente.

Metodologia

De acordo com Lyandra, “o relatório ‘Consumer Insights’ tem a proposta de acompanhar o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus do consumo de bens não duráveis – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza”. Para o levantamento do primeiro semestre de 2024, a Kantar consultou seis regiões metropolitanas fora de casa (Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e um total de 48 milhões de brasileiros.

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