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Marcelo Fattori, CEO e fundador da seusdados

Demanda por adequação à LGPD e governança de dados cresce mais de 500%

Empresas da área da saúde, terceiro setor/ religioso, educação e varejo são as que mais investiram na proteção de dados

De acordo com o “1º Report Bianual de Governança em Proteção de Dados”, realizado pela seusdados, legaltech especializada na proteção de informações, houve um aumento de 554% nas demandas de governança de segurança de dados no mercado corporativo em 2021, comparado ao ano anterior. O estudo analisou amostragens extraídas da “meuDPO”, plataforma de atendimento ao cliente desenvolvida pela empresa.

Conforme explicou Marcelo Fattori, CEO e fundador da seusdados, “a análise foi feita de forma anonimizada e sem qualquer tipo de identificação de pessoas e empresas. O que proporciona suporte à partir de um portfólio de 60 tipos de categorias de atendimento, divididos em seis áreas: Legal, Regulatório, Processos, Sistemas, Segurança da Informação e Infraestrutura de TI. Além de suporte ao projeto de adequação à LGPD, composto por: Governança  de Dados, Mapeamento e Correção de Vulnerabilidade, e Adequação de Base Legada Contratual”. 

Na prática, esclareceu o executivo, “todas essas especialidades são integradas via meudpo em um eficiente CSC – Centro de Serviços Compartilhados em Proteção de Dados, único no Brasil, onde qualquer demanda ou questionamento de um cliente passa, obrigatoriamente, pela análise multidisciplinar de todas as referidas áreas de conhecimento, com foco em reduzir a margem de risco das recomendações para o cliente”.

Demandas por segmentação

Os resultados do levantamento têm como base amostras de 120 empresas de todos os segmentos de atividade, no recorte dos anos 2020/2021 e, na avaliação do CEO, “mostram que, passada a fase crítica da pandemia, houve um despertar dos gestores das empresas, ainda que tardio, para a adequação para a LGPD. A Seusdados atua na proteção de dados como uma aceleradora de reputação. Nossa responsabilidade é enorme, cuidamos dos dois maiores ativos de qualquer negócio: dado e reputação. Hoje quem não investe em governança de dados pode sofrer danos irreversíveis para suas marcas. O novo consumidor, geração de 2002, nativos digitais, têm acesso à informação sobre tudo na palma da mão, com o peso de que foram educados em uma década de muita atenção com sustentabilidade, consumo consciente e cumprimento das leis pelas empresas”.

Ainda segundo o relatório, na análise das demandas por segmentação de mercado, empresas da área da saúde são as campeãs em atendimento e processos de adequação à proteção de dados. O levantamento constatou que operadoras de Plano de Saúde representam 1.104 dos chamados na plataforma; seguido por Terceiro Setor e Religioso (416), Serviços (284), Planos Odontológicos (253),  Indústria (134), Varejo (120) e Educação (84).  

“Com o início das atividades de monitoramento ativo da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), ou seja, a possibilidade dessa instância, de ofício, exigir a comprovação de que a empresa está em conformidade, a demanda das companhias em busca de proteção de dados continuará aquecida ao longo de 2022”, conclui o fundador da seusdados.

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