Dentro das expectativas

“O mercado está em uma encruzilhada.” É com essa frase que Caio Peres, diretor solution engineer da Verint na América Latina, abriu a sua palestra no 3º Encontro de Feras, realizado hoej (22), em São Paulo. O executivo destaca que as empresas não estão preparadas para atender as expectativas dos clientes que, por possuírem mais informações, exigem mais da empresa e cobram isso em todas os canais possíveis.
Dessa forma, o diretor alerta para a necessidade de entender o cliente antes dele ser cliente e, a partir disto, treinar a equipe para saber como responder a todas as demandas. Peres propõe que o início está em saber porque o cliente escolhe ligar para o call center antes de ir para o website e vice-versa.  “Dois números para se pensar são: 86% dos brasileiros usam os multicanais para comprar, mas apenas 7% deles estão satifeitos. Por quê?”, questiona.
A partir do case de uma rede de cartão de crédito, Peres ilustra que são detalhes no atendimento que fazem a diferença. Por meio do uso de uma solução de analytics, onde é analisando o tom de voz do cliente a fim de entender como responde ao longo da ligação, além de observar a conversação ocorrida em outros canais, notou-se que muitas vezes as informações passadas são extensas e de difícil compreensão, ocasionando uma pergunta do consumidor, a qual o atendente não consegue responder de forma prática.
Assim, é sugerido que o melhor investimento que uma empresa pode fazer para proporcionar uma melhor experiência ao cliente não é a melhor tecnologia, mas sim o treinamento da equipe que irá atender o cliente. Ela deve estar tão informada quanto o consumidor, comunicando-se com ele de forma simples e clara de todas as formas, buscando alternativas possíveis para atender este shopper que não é fiel a uma marca, e conhecê-lo a fim de poder oferecer um atendimento personalizado e compatível com o seu perfil. “A experiência do cliente é a principal, e talvez única, forma de diferenciação sustentável”, pontua o diretor.

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Dentro das expectativas

“O mercado está em uma encruzilhada.” É com essa frase que Caio Peres, diretor solution engineer da Verint na América Latina, abriu a sua palestra no 3º Encontro de Feras, realizado hoej (22), em São Paulo. O executivo destaca que as empresas não estão preparadas para atender as expectativas dos clientes que, por possuírem mais informações, exigem mais da empresa e cobram isso em todas os canais possíveis.
Dessa forma, o diretor alerta para a necessidade de entender o cliente antes dele ser cliente e, a partir disto, treinar a equipe para saber como responder a todas as demandas. Peres propõe que o início está em saber porque o cliente escolhe ligar para o call center antes de ir para o website e vice-versa.  “Dois números para se pensar são: 86% dos brasileiros usam os multicanais para comprar, mas apenas 7% deles estão satisfeitos. Por quê?”, questiona.
A partir do case de uma rede de cartão de crédito, Peres ilustra que são detalhes no atendimento que fazem a diferença. Por meio do uso de uma solução de analytics, onde é analisando o tom de voz do cliente a fim de entender como responde ao longo da ligação, além de observar a conversação ocorrida em outros canais, notou-se que muitas vezes as informações passadas são extensas e de difícil compreensão, ocasionando uma pergunta do consumidor, a qual o atendente não consegue responder de forma prática.
Assim, é sugerido que o melhor investimento que uma empresa pode fazer para proporcionar uma melhor experiência ao cliente não é a melhor tecnologia, mas sim o treinamento da equipe que irá atender o cliente. Ela deve estar tão informada quanto o consumidor, comunicando-se com ele de forma simples e clara de todas as formas, buscando alternativas possíveis para atender este shopper que não é fiel a uma marca, e conhecê-lo a fim de poder oferecer um atendimento personalizado e compatível com o seu perfil. “A experiência do cliente é a principal, e talvez única, forma de diferenciação sustentável”, pontua o diretor.

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Dentro das expectativas



Com as mudanças de comportamento do cliente, inovar se tornou algo imprescindível. No entanto essa não é uma tarefa fácil, segundo Anita Assis, superintendente de serviços a clientes da Golden Cross. Em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA, ela explica que é preciso mudar processos, estabelecer uma cultura nova no dia a dia dos funcionários, pensar em novos indicadores e, principalmente, realizar acompanhamentos precisos. “Apesar do grande desafio, sair do tradicional é fundamental para gerar maior satisfação aos clientes e sempre atender as expectativas”, justifica.

 

A superintendente acrescenta ainda a importância de estar sempre acompanhando o comportamento do consumidor, com pesquisas e estatísticas, além de ouvir a sua opinião por meio de todos os canais de relacionamento. “Assim, conseguiremos trilhar as grandes oportunidades para mudanças”, afirma.

 

Porém, apesar dessa necessidade de inovar, Anita alerta que amadurecer algumas mudanças já realizadas é muito importante antes de uma nova mudança. “Não podemos esquecer das conquistas e das mudanças realizadas. Focar o novo é importante, mas, aliadas às experiências, as mudanças serão mais sólidas”, conclui.

 

 

INOVAÇÃO PONTO DE VIRADA

 

Momento

Por meio de indicadores no atendimento e do comitê de clientes, a Golden Cross percebeu que deveria focar na qualidade do atendimento, com rapidez, segurança e assertividade. Parece uma receita muito fácil, mas, para isso, é necessário mudar de forma precisa e com grande foco para mobilizar todos para essa grande virada.

 

Objetivos

Aliar e integrar a estratégia da empresa à estratégia de relacionamento com os clientes, por meio da revisão dos processos, dos indicadores de qualidade e de performance e da qualificação dos funcionários, além de promover encontros para feedbacks e oficinas de desenvolvimento, sempre buscando garantir níveis de excelência nos diversos canais (telefone e web). Para o sucesso desta empreitada, o pilar fundamental foram as pessoas, a escolha de gestores como uma atitude positiva para realização de mudanças e de profissionais de talento é primordial.

 

Resultados

Uma equipe motivada, focada em indicadores, que busca melhorias constantes. O atendimento de referência resultou em premiações e conquistas, segundo a empresa.

 

 

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