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Donas de casa mais práticas nas compras

As brasileiras, com idade de 30 a 39 anos, são as que mais se destacam na ida ao ponto de venda, com um ticket médio de R$ 30,24 e um gasto médio mensal de R$ 347,84. Esses são dados de uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Uma conclusão do estudo é que as donas de casa estão cada vez mais maduras e práticas na hora de fazer as compras para o lar. Em seguida, surgem as consumidoras de 40 a 49 anos, com um gasto médio de R$ 347,25 e um ticket médio de R$ 30,32. As que possuem 50 anos ou mais registram um gasto médio de R$ 312,20 e um ticket médio de R$ 27,13. Esse último grupo também representa a maior parcela da população brasileira, com 33%. Já as donas de casa de até 29 anos gastam em média R$ 302,17 e contam com ticket médio maior do que as mulheres mais maduras, de R$ 29,35.
 
Segundo o levantamento, as brasileiras que cuidam do lar aumentaram o consumo de 10 categorias não básicas no ano de 2014, como: fraldas descartáveis, capuccino, alvejante sem cloro, leite condensado, cereal matinal, suco em pó, protetor diário, adoçante, sobremesa pronta cremosa e deo colônia. Da mesma forma que, na hora de analisar a situação do consumo dentro do lar, elas não abrem mão de gastar com produtos de limpeza e priorizam a praticidade do dia a dia. Produtos como detergente líquido para roupa, saponáceos, alvejante sem cloro, inseticida aerosol e purificador de ar vem crescendo em unidade, penetração e volume dentro dos lares.
QUEDA NA CESTA DE ALIMENTOS 
Em contrapartida, para segurar o aumento dos preços e não comprometer o bolso, os brasileiros estão priorizando as suas escolhas e reduziram o volume da cesta de alimentos. Porém, sem deixar de lado o foco na sofisticação e praticidade. Categorias como o iogurte grego, pratos prontos congelados e azeite foram os que passaram a fazer parte do carrinho do consumidor. O cream cheese é outra categoria que cresceu 70% no último ano, deixando o requeijão para trás, com crescimento de apenas 6%. Já os cookies também se destacaram na categoria biscoito e registraram um crescimento de 49%, contra +4% do mercado total de biscoitos. 
 
E AS BEBIDAS?
A cesta de bebidas sentiu uma leve queda, mas ainda assim a praticidade chamou atenção dos consumidores. Como resultado, a categoria de suco pronto para beber conquistou novos lares e registrou crescimento em volume. Bebidas como água mineral e água de coco se destacaram no carrinho do brasileiro, mesmo com um preço médio maior, mostrando uma maior preocupação com a saúde.
 
BELEZA IMPORTA
Apesar do cenário econômico, a inflação não vem impactando o desempenho dessa cesta e a categoria de beleza continua na lista de prioridades dos brasileiros. Sentindo necessidade de melhorar a aparência e cuidar da saúde, a categoria de creme dental se destacou no período, principalmente o segmento branqueador. Seguido de sabonete em barra, pós shampoo, shampoo e desodorante. As categorias de beleza masculinas também registraram um bom desempenho no período com produtos para o rosto, como: lâmina de barbear e produtos para barba.

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