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Dove faz pesquisa sobre perigos das redes sociais para crianças e adolescentes

Estudo mostra que 9 entre 10 profissionais da saúde apontam impactos nocivos no uso das mídias sociais para a saúde física e mental

A cada 100 jovens com idade entre 10 e 17 anos, 97 dizem que foram expostos a conteúdos tóxicos de beleza nas mídias sociais e 74% a temas que incentivam a perda de peso/transformação corporal. Além disso, 65% dos pais sentem que as plataformas das redes sociais não protegem os jovens de danos à sua saúde mental. Os dados fazem parte da nova pesquisa divulgada pela Dove, marca de produtos do grupo Unilever, realizada dentro do “Projeto Dove Pela Autoestima”, focada em mostrar a dimensão dos danos do problema à saúde mental dos jovens. “Nosso objetivo é o de alertar para a grande crise de saúde mental desencadeada pelo uso das redes sociais e a exposição excessiva a conteúdos tóxicos de beleza pelos quais passam meninas e jovens mulheres atualmente”, explicou Leandro Barreto, vice-presidente global da Dove.

A nova sondagem, que inclui estudo sobre a segurança on-line infantil, apurou que, entre os profissionais especializados em saúde mental, 96% preocupam-se com o aumento de autoflagelação e suicídio entre os jovens devido à exposição às redes sociais e 94% com o aumento da ansiedade e da depressão entre eles. Ainda entre os especialistas, 88% afirmam que as redes sociais têm um impacto negativo na saúde mental dos jovens, enquanto 69% acreditam que o conteúdo que mostra corpos perfeitos e irrealistas pode levar a consequências físicas, como distúrbios alimentares, autoflagelação, etc.

Quadro alarmante

Os dados confirmam que o atual aumento de problemas de saúde mental vinculados às mídias digitais é alarmante e, por isso, a Dove conclui que é necessário ir além e criar um movimento que alerte as pessoas sobre o uso de filtros irreais e conteúdos tóxicos. “Quando 94% dos profissionais de saúde mental entrevistados se mostram preocupados com a relação direta entre o aumento dos casos de depressão e ansiedade e o uso de redes sociais, fica claro que precisamos agir para promover uma mudança sistêmica e tornar a internet um ambiente mais seguro para as próximas gerações”, comentou Leandro.

Pensando em ajudar meninas e mulheres que já passam pelas problemáticas da pressão estética, a marca planeja uma série de ações que visam engajar consumidores, players e autoridades para criar um ambiente mais saudável nas redes sociais. A primeira delas, focada em conscientização, é o lançamento de um filme que mostra consequências reais que um conteúdo de beleza pode gerar na saúde de crianças e adolescentes. Com a música “You Are So Beautiful” interpretada pela cantora/compositora Self Esteem, o filme retrata a história real do crescimento e desenvolvimento de uma menina, Mary, desde a sua infância até a maioridade, e as consequências na saúde da pressão estética constante que recebeu ao longo dos anos por meio das redes sociais.

“Entendemos que não vamos conseguir mudar os padrões de beleza se não mudarmos como o mundo está estruturado. Temos em mãos duas pesquisas que confirmam que o conteúdo tóxico de beleza nas redes e o uso excessivo de filtros de distorção de imagem estão prejudicando muito a saúde mental das meninas, e precisamos mostrar para as pessoas a importância de falar sobre o tema e de provocar uma mudança real no que diz respeito a isso”, analisou Thais Hagge, vice-presidente de Beauty & Wellbeing no Brasil.  

A marca estimulará um compromisso para que influenciadores e marcas produzam conteúdo com mais responsabilidade e promoverá diálogos com o poder público e com stakeholders em busca de leis e iniciativas que regulamentem as práticas on-line para um uso mais saudável das novas tecnologias.  “A Dove acredita que não é sobre frear o avanço das tecnologias, mas sobre a maneira de usá-las. Como marca, temos o dever de sermos cada vez mais responsáveis e seletivos com o conteúdo que postamos, usando as redes sociais para o bem e em prol de uma internet livre de padrões inatingíveis”, concluiu Thais.

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