Com a plataforma SAP S4Hana, projeto desenvolvido pela Capgemini teve como meta impulsionar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente para apoiar o crescimento futuro
A Capgemini Brasil, consultoria e fornecedora de serviços de tecnologia global, anunciou a conclusão da jornada de transformação digital da Drogaria Araujo, rede de farmácias mineira, atingindo a meta de tornar a organização mais ágil e eficiente. “A plataforma digital, suportada pelas soluções SAP S/4Hana, é um componente chave do projeto que auxiliou a rede farmacêutica a impulsionar a inovação dentro da organização, melhorar a experiência do cliente, otimizar a cadeia de suprimentos e criar novas oportunidades de receita com redução de custos”, assegurou Gustavo Soltz, líder de SAP Practice da Capgemini no Brasil.
De acordo com o executivo, “além de implementar as soluções SAP, a Capgemini também foi responsável por fornecer uma abordagem mais colaborativa para a rede de parceiros, além de melhorar a eficiência por compartilhar melhores práticas ao longo do ciclo de vida do projeto.
Fundada em 1906, a Drogaria Araujo é a sexta maior rede do setor no Brasil, em faturamento, segundo o ranking da Abrafarma 2022, após a implementação da nova plataforma digital registrou maior crescimento. Isso, conforme Gustavo, através da otimização de processos e funções chave de negócios como as áreas contábil, fiscal, financeira, de locação de imóveis, almoxarifado, compras e gestão de estoque.
“A implementação do sistema SAP S/4Hana pela Capgemini foi um passo importante em nossa jornada de transformação digital. Anteriormente, os processos relacionados à venda, tanto na loja quanto pelos canais digitais, evoluíam bem e traziam melhorias e inovações significativas para o negócio, porém o backoffice também precisava acompanhar essa dinâmica. Nossa transformação depende de processos mais eficientes, e a Capgemini foi capaz de oferecer suporte com a digitalização crítica e a integração do físico com o digital”, afirmou Rachel Rohlfs Nunes, diretora de tecnologia, controladoria, gestão e estratégia digital da Drogaria Araujo.
Já de acordo com Rodrigo Susaki, vice-presidente de SAP S/4Hana no Brasil, “a solução é uma opção robusta e eficiente para empresas que desejam ser mais competitivas e modernizar seus processos de gestão. Ao adotar uma solução em nuvem, a Drogaria Araujo não apenas melhorou sua produtividade com automação e outras melhorias de processo, mas também estabeleceu uma infraestrutura escalável que acompanha o crescimento da empresa.”