Empresários estão otimistas com futuro

0
0



Os empresários de São Paulo estão mais confiantes na economia e olham para o futuro com grandes expectativas. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no município de São Paulo, ICEC, aferido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, FecomercioSP, registrou crescimento de 2,1% no otimismo dos empresários entre abril e maio, atingindo 123,1 pontos em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100.

 

De acordo com o ICEC, entretanto, os empresários não enxergam o momento atual como satisfatório. Mesmo a percepção geral tendo avançado 2,6% em relação ao mês anterior, o subíndice que mede a percepção do empresário sobre o momento atual ficou em 98,3 pontos, abaixo, portanto, do nível satisfatório. A Assessoria Técnica da FecomercioSP destaca que, enquanto 52,95% dos empresários afirmaram que o setor piorou entre abril e maio e 49,48% acreditam que a economia como um todo apresentou retração no período, 60,38% afirmam que as condições de sua empresa melhoraram.

 

Quando perguntado o que os empresários esperam para o futuro, o resultado é mais animador. O subíndice que mede a expectativa do empresário avançou 2,3%, mas se encontra em um patamar bastante mais elevado que a percepção de momento, registrando 160,8 pontos. O resultado é o maior da série histórica, iniciada em junho de 2011. O ICEC revela, também, que 89,57% dos empresários paulistanos esperam melhoras na economia, 90,69% acreditam em um aquecimento do comércio e 93,49% que a própria empresa irá crescer.