Espelhe-se e supere a crise

0
10


A crise chegou. E agora, como sobreviver? A indústria automobilística brasileira passa pela sua pior fase. Quando nos deparamos com um cenário conturbado como o da Volkswagen, empresa que esteve à frente do mercado por 40 anos, nos questionamos sobre seus processos e suas preocupações com custos internos.

Para suplantar o mau momento, a montadora terá de deixar de lado as raízes estatais e criar uma nova cultura interna, para que a tomada de decisões seja mais rápida e menos burocrática e, assim, conseguir atender mais rapidamente aos anseios do consumidor e às novas tendências do mercado. Ou seja, espelhar-se e superar a crise.

Da mesma forma, a GM briga para impedir uma concordata, a Ford faz seu segundo grande plano de reestruturação e são poucas as companhias que conseguem diferenciar-se neste mercado turbulento. Uma delas é a Toyota que, em pouco tempo, se tornará uma das líderes de mercado.

O sucesso da montadora está relacionado à adoção do modelo de negócios conhecido como Sistema de Produção Toyota (Toyota Production System), que busca eliminar desperdícios, melhorar a qualidade e diminuir os custos, por meio de uma análise minuciosa de todos os processos.

A metodologia foi expandida para permitir a aplicação em todos os tipos de indústrias e culturas e é conhecido como Sistema de Produção Enxuta ou Lean Production System. Este sistema, concentra-se na criação física de um sistema de manufatura e reabastecimento em fluxo, sincronizado à demanda do mercado. O planejamento é feito para identificar os problemas de confiabilidade e qualidade que impedem o fluxo. Essas questões são rigorosamente identificadas e resolvidas, tendo como princípio manter a produção sob demanda.

A aplicação prática e o treinamento conceitual nas companhias, são feitos por meio de projetos com duração de uma semana. Equipes multifuncionais, sob a condução e a orientação de um consultor, desenvolvem trabalhos em uma área pré-selecionada com o objetivo de estabelecer estes fluxos, enquanto obtem resultados alinhados ao Planejamento Estratégico da empresa.

A abordagem LeanSigma integra os princípios da manufatura enxuta ao disciplinado foco do Six Sigma sobre a qualidade e aplica-se a toda a cadeia de valor do empreendimento para produzir uma melhoria extraordinária, capaz de ampliar a utilização de todos os recursos do cliente.

O segredo do sucesso da Toyota reflete-se em suas últimas projeções de lucro e de produção de carros. Acredito que ninguém tem dúvidas que a montadora assumirá o posto número um do mercado de veículos mundial, posição que foi ocupada pela GM nos últimos 75 anos.

Em seus planos, a Toyota promete desenvolver um veículo mais barato para conquistar o consumidor de mercados emergentes. O que tudo indica, o carro considerado popular em países como o Brasil, terá uma qualidade parecida com a de modelos luxuosos que, segundo a montadora japonesa, já serão bicombustíveis. Isto que é ser eficiente!

Carlos Louzada é diretor superintendente da TBM Consulting para América Latina.