Wilson Rodrigues, diretor geral da FAC-SP, Roberto Macedo, diretor acadêmico da FAC-SP, e Andrea Matarazzo, novo coordenador da pós-graduação

FAC-SP capacita profissionais para o varejo

Primeira turma dos cursos de Gestão Comercial, Gestão de Logística e Gestão de Recursos Humanos recebe o diploma

A Faculdade do Comércio de São Paulo, que tem como suas mantenedoras a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), formará sua primeira turma dos cursos de graduação de Gestão Comercial, Gestão de Logística e Gestão de Recursos Humanos. Na última sexta-feira (25), os 40 alunos receberam o diploma da instituição de ensino numa cerimônia na sala plenária da ACSP, com a presença do presidente Alfredo Cotait Neto.

“A Faculdade do Comércio insere alunos em um ambiente empresarial, com foco no varejo, de forma que eles consigam se desenvolver como gestores e empreendedores, com domínio sobre as necessidades do mercado. Entregaremos os diplomas certos de que formamos profissionais capazes de responder às atuais demandas de mercado, atuando como gestores e empreendedores”, afirmou Wilson Rodrigues, diretor da FAC-SP.

De acordo com o diretor, “a instituição conta com a centenária experiência da Associação Comercial de São Paulo e também está ligada à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, com a capilaridade de 420 Associações Comerciais em todo o estado. Com um ensino de excelência, a FAC mantém professores de altíssimo nível, sob o comando acadêmico do experiente economista Roberto Macedo”.

O objetivo dos cursos é formar profissionais com uma visão mais exata da realidade das empresas e do mercado. Estudantes à procura de emprego também têm acesso a um sistema para cadastro de currículos. Além disso, todos podem conferir as vagas anunciadas por empresas associadas da ACSP e da Facesp. Os alunos contam também com o apoio de profissionais da FAC-SP que funcionam como headhunters em busca de oportunidades de trabalho para quem precisa. Na cidade de São Paulo, além de sua sede no Centro, localizada dentro do prédio da ACSP, na Rua Boa Vista, 51, a FAC-SP conta ainda com os polos do Butantã e de Santo Amaro.

Estratégia de expansão 
De acordo com Rodrigues, a FACSP, única instituição de ensino brasileira focada 100% no varejo, com mais de 800 alunos, adotou também uma estratégia de expansão. O empresário e diplomata Andrea Matarazzo se uniu ao time para estruturar a pós-graduação da nova instituição. “Entrei no projeto com uma definição clara: vamos levar ensino de qualidade, com nomes de ponta, para um público que não teria acesso a esse tipo de conteúdo. É um desafio interessante”, revelou. 

“A ideia é dar oportunidade para que qualquer pessoa estude, mas que ela também valorize o ensino superior. A atividade comercial, porta de entrada ao primeiro emprego, nunca foi vista como uma carreira sólida no Brasil. Vamos mudar essa percepção”, acrescentou Rodrigues, citando outros nomes fortalecendo o projeto, como Luiza Helena Trajano (Magalu) e Flavio Rocha (Riachuelo).

Durante a Pandemia, a faculdade que começou com quase 100 alunos, com implantação do EAD, ultrapassou os 800 inscritos e avança. “O engajamento de pessoas como Andrea Matarazzo, atrelado à capilaridade da atuação nacional da Federação das Associações Comerciais, nos possibilita dar esse salto de expansão. Projetamos chegar a 2.500 alunos em curto prazo”, finalizou o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima