Clientes trocaram mais de 192 bilhões de pontos/milhas por produtos, serviços e passagens aéreas no período
As empresas associadas à Abemf – Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização faturaram R$ 5,2 bilhões somente no 1T24, número que é 13,6% maior do que o mesmo período de 2023, mostrando um avanço contínuo do setor no país. Isso pôde ser percebido em todos os indicadores da entidade, inclusive no número de cadastros, que chegou a 319,4 milhões. “Também medimos a interação dos consumidores com os programas por meio do número de transações, esse indicador chegou a 13,4 milhões no período. Isso é um crescimento de 23% sobre o 1T23. Fica claro que a diversificação do mercado, que já tem a capacidade de atender a seus participantes com diferentes demandas, nos mais diversos momentos de sua jornada de consumo, tem se mostrado eficiente”, explicou Martin Holdschmidt, presidente da Abemf.
O número pontos/milhas emitidos, ou seja, aqueles que os consumidores acumularam no primeiro trimestre deste ano atingiu 219,1 bilhões, 10,7% maior do que o mesmo período do ano passado. 93,7% desse montante foi recebido por meio da realização de compras no varejo, indústria e nos bancos, incluindo as transações com cartões de débito e crédito, e 6,3% emitidos na compra de passagens aéreas.
Quando se trata dos pontos/milhas resgatados no 1T24 houve um acréscimo de 11% sobre o 1° tri de 2023, atingindo 192,8 bilhões. A maior parte deles ainda é destinada à aquisição de passagens aéreas, 79,6%, sendo os destinos mais resgatados. Os produtos e serviços ligados ao varejo representaram 20,4% das trocas. Já a taxa de breakage, porcentagem referente aos pontos/milhas expirados – ficou em 13,6%, entre os números mais baixos já registrados. Importante ressaltar que o percentual não é calculado em cima dos pontos/milhas emitidos no trimestre, mas sim numa média dos últimos 12 meses.