Fenaseg otimiza processo de certificação

0
4


A Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização) precisava construir um sistema que permitisse o gerenciamento de todo o processo de certificação de profissionais do mercado segurador. Por essa razão a entidade optou pela plataforma Tasker-Flow, software de workflow desenvolvido pela Solucionar que permite ganhos operacionais, qualitativos e econômicos. A boa notícia é que o uso dessa tecnologia superou as expectativas e já foram registradas mais de 5 mil certificações até o momento.

Tudo começou com a circular 290/05 da Susep (Superintendência dos Seguros Privados), onde todas as seguradoras deveriam ter no mínimo 10% dos funcionários certificados em quatro áreas operacionais. Desde então, a Fenaseg passou a atuar como órgão certificador. O processo passa por diversas etapas até chegar à fase de emissão do certificado e pelos vários estágios de avaliação das seguradoras.

Com isso, a área de Projetos e Serviços da Fenaseg tinha pressa em iniciar certificações e a Solucionar somava duas características consideradas importantes na época: a tecnologia atendia às necessidades e o preço condizente com previsão de investimento. O Tasker-Flow foi implementado na entidade em cerca de dois meses e meio.

A plataforma já vinha sendo adotada pelo departamento de gestão de contratos de seguro na Fenaseg como apoio a processos administrativos. Isso possibilitou a construção do BDCT (Banco de Dados de Certificações Técnicas) sistema eletrônico de certificação técnica que permitiu a profissionais e assemelhados de todo o Brasil se cadastrassem via web, uma verdadeira revolução para o setor.

A ferramenta não só suportou todas as etapas como ainda garantiu uma base de dados que centralizasse as informações deste tipo de certificação mesmo que os profissionais tivessem de trocar de seguradora. O Tasker-Flow também monitora e alerta sobre os prazos de vigência das certificações. “Acreditamos que o uso dessa tecnologia deve possibilitar a certificação dos funcionários de todas as seguradoras até 2010 “, frisa Paulo Araripe, responsável por projetos e serviços da Dipro (Diretoria de Projetos e Serviços) da Fenaseg.