Fiep cria rede de inovação

0
20



Dentro da sua estratégia de inovação, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) criou o Centro Internacional de Inovação (C2i), que inclui um ambiente digital de comunicação e colaboração. A iniciativa recebeu o nome de Rede de Inovação e ganhou forma com a solução Microsoft SharePoint, que viabiliza o aprimoramento e a troca de conhecimento, aproximando pessoas e promovendo a geração de novos negócios com foco na inovação e na sustentabilidade, sobretudo nas áreas de empreendedorismo, gestão do conhecimento, fomentos, design e inovação social.

 

A ideia inicial se fundamentou em oferecer conteúdo diversificado sobre inovação, direcionado tanto a pessoas sem conhecimento algum sobre o tema, quanto aquelas que apreendem o conceito como  valor e estratégia fundamental na cultura organizacional da empresa. Segundo Eva Rosana de Andrade, gestora da Rede de Inovação do C2i, com o SharePoint é possível classificar todo o conteúdo do portal por tema e nível de experiência em inovação. “Assim conseguimos separar o conteúdo por categorias e dispor as informações no portal de forma estruturada”. O desenvolvimento da Rede de Inovação levou apenas um mês e contemplou diversos recursos, como: área de notícias, espaços para divulgação de casos de sucesso e a criação de espaços de compartilhamento.

 

Nos próximos meses, o projeto entrará em uma nova fase. Depois de concluída a migração para o SharePoint 2010, a Rede de Inovação da Fiep ganhará mais interatividade e facilidade de navegação com um novo layout. No novo portal, as pessoas encontram conteúdos diversos sobre inovação, informações atuais, tendências, biblioteca de documentos e vídeos, cases e mapa de ativos para inovação. A intenção é que a Rede seja um ambiente amigável, em que os usuários se identifiquem com o conteúdo e que também encontrem pessoas com quem possam trocar experiências. “Temos o propósito de que a Rede de Inovação possibilite mais interatividade, potencializando a capacidade de reunir disseminadores das práticas de inovação, favorecendo a geração de novos negócios. A integração do SharePoint 2010 com as redes sociais irá contribuir para dar ainda mais dinamismo e diversidade à Rede, tornando a colaboração mais rica e criando oportunidades para a inovação”, aponta Eva.

 

Além disso, o novo portal terá um sistema de votação em que o usuário poderá classificar uma notícia, um case ou um vídeo que considerar interessante. Também irá disponibilizar uma agenda para divulgação de eventos, cursos, prêmios e editais, que será apresentada de forma segmentada conforme o tema de inovação.