O mercado brasileiro, de fato, caminha para edições mais bem preparadas da Black Friday. No ano passado, já foi possível perceber que o evento atingiu um patamar maduro, com as empresas participantes dispostas a serem personagens ativas de seu sucesso. Afinal, possuindo uma boa postura, com bons descontos – e que, de preferência sejam reais -, os negócios também vão colher os louros e ver o quanto é positivo fazer parte dessa data. Um exemplo é o MercadoLivre que, em 2014, anunciou mais de três de mil produtos e registrou crescimento em vendas acima de 50%, com relação ao ano anterior. “Para esse ano, esperamos crescer ainda mais e estamos preparados para oferecer a melhor experiência de venda e compra aos nossos usuários”, afirma o diretor de marketplace, Leandro Soares.
O evento promete ser uma oportunidade não apenas ao marketplace, mas também aos outros lojistas participantes, pois, apesar da crise, a quantidade de e-consumidores é cada vez maior. Segundo Soares, somente no primeiro semestre desse ano, a empresa cresceu 58%. Ou seja, o número de pessoas interessadas em aproveitar as ofertas da data também promete ser grande. “Essa é uma ótima oportunidade de exposição da marca e crescimento de vendas.”
Entretanto, é preciso mais do que promoções e bons preços para conquistar o cliente. O diretor elenca algumas dicas: em primeiro lugar, estar preparada com o estoque, pois como o fluxo de consumidores será maior, a demanda também pode ser; em seguida, o valor de venda deve ser realmente uma oferta, abaixo do praticado normalmente; quanto ao frete, se possível que seja gratuito. “Mas quanto a isso, prepare-se para esse momento, fazendo análises prévias sobre quais produtos podem vender mais e o valor médio de frete das últimas vendas”, acrescenta Soares. “Uma Black Friday bem sucedida gerará negócios para o resto do ano. Um cliente feliz volta e pode trazer outros clientes. Um cliente insatisfeito não retorna e espalha a informação”, alerta.
Para este ano, o executivo detalha que serão mais de cinco mil produtos com descontos, além de promoções diferenciadas. “Mas entendemos que a experiência do consumidor é o nosso principal ativo. Damos 100% de atenção aos nossos clientes. Tanto na Black Friday como em qualquer outra data sazonal, ou até mesmo no dia a dia, essa é a prioridade”, diz. “Para 2015 acreditamos que iremos superar os resultados positivos de 2014 e vender ainda mais produtos.
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