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Patrícia Camillo, gerente de prevenção a fraudes da Serasa

Geração baby boomer adere aos aplicativos bancários

Pesquisa da Serasa mostra, entretanto, que essas pessoas com idade acima de 59 anos ainda são as que menos se sentem seguras diante de serviços on-line para controle de gastos

A digitalização das finanças já é uma realidade para a geração baby boomer – pessoas com mais de 59 anos. Impactados com as transformações que aceleram as mudanças de hábitos financeiros, 79% dos idosos já são adeptos a aplicativos bancários para movimentar suas finanças pelo próprio celular. A informação faz parte da pesquisa “A Relação das Gerações com as Finanças Pessoais”, realizada pela Serasa, mostrando que, mesmo assim, esse perfil geracional é o que ainda se sente menos seguro para utilizar esse tipo de serviço on-line para controle de gastos (29%).

“São várias as mudanças que contribuem para essa aceleração de adesão aos aplicativos, como o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 e a popularização dos serviços digitais, como o Pix. Ao mesmo tempo, os idosos já acompanharam uma série de mudanças econômicas ao longo dos anos e, por isso, ainda têm menos confiança no digital. O motivo principal é o medo de golpes que causam prejuízos financeiros e, muitas vezes, emocionais”, afirmou Patrícia Camillo, gerente de prevenção a fraudes da Serasa.

Como evitar golpes

De acordo com a especialista, criminosos exploram a vulnerabilidade entre as pessoas mais velhas e a possível falta de familiaridade com certas tecnologias para aplicar fraudes. Entre os principais golpes, estão e-mails ou mensagens fraudulentas nas redes sociais, que se aproveitam da tática conhecida como phishing para enviar comunicações falsas, projetadas para parecerem legítimas, de bancos ou instituições financeiras conhecidas. “Essas mensagens podem solicitar informações pessoais, como dados, senhas e números de cartão de crédito para roubar informações sensíveis e obter acesso às contas dos idosos”.

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