A eCRM123, empresa de tecnologia e serviços para CRM Social, desenvolveu uma funcionalidade em seu software, chamada de Rede de Consumidores Sociais, cujo objetivo é ajudar áreas de marketing de empresas, que têm de lidar com o desafio de utilizar redes sociais para gerar negócios e melhorar o relacionamento com seus clientes.
Por meio da funcionalidade, é possível que uma empresa identifique, em sua base de clientes, quais são as ligações comuns entre eles nas redes sociais e crie grupos de consumidores que são amigos ou que têm amigos em comum. Além disso, é possível cruzar informações com dados sobre hábitos, gostos, preferências comuns, entre outros. “Imagine um consumidor receber uma promoção feita especialmente para ele e seus amigos, com base em seus gostos e hábitos comuns? Além de ser uma boa surpresa, este tipo de ação impulsiona a compra coletiva, aumentando as vendas, incentiva o compartilhamento e reduz gastos com dispersão em mídia digital. As opções são imensas”, comenta José Jarbas, CEO da eCRM123.
A nova funcionalidade já está disponível na ferramenta eCRM123 e pode ser avaliada online no plano de testes. “As redes sociais mudam constantemente e isso afeta a maneira como empresas se relacionam com seus clientes e obtenham lucros. O consumidor social quer ser surpreendido, quer ter experiências com alto grau de personalização em troca da sua fidelidade. Conectar as redes sociais de um consumidor com uma determinada marca é estratégia de sucesso, amplamente utilizada por grandes nomes, como é o caso da Harley Davidson, Nike, Apple, entre outras. Porém isso já é bastante comum. Agora é possível reproduzir estas estratégias, com uso do Big Data e do CRM Social, com muito mais controle dos resultados e dos indicadores de sucesso”, afirma Jarbas.