Huis Clos agiliza tomada de decisões

0
1



Por trás da marca Huis Clos, grife de moda feminina, existe toda uma estrutura de TI, capaz de apoiar a gestão administrativa, financeira, contábil, de produção e das lojas. Mais do que isto, o conjunto de informações geradas por este sistema estão disponíveis e integradas, proporcionando uma visão inteligente dos departamentos por meio de relatórios que facilitam a tomada de decisões. O que garante o controle destas operações é uso do ERP Linx Global Fashion e do módulo de business intelligence da Linx Sistemas, empresa de soluções para a gestão de empresas.

 

Segundo Edélcio Fonseca, diretor da Huis Clos, com o novo sistema a marca adquiriu mais agilidade e confiabilidade na geração dos relatórios de todos os departamentos. “Saímos de controles arcaicos e desatualizados para informações altamente confiáveis. Ainda não podemos quantificar mas já sentimos o grande impacto que a adoção deste sistema trouxe aos negócios”, explica.

 

Além de estruturar a operação dos departamentos segundo as melhores práticas de mercado e integrá-los, o sistema gera informações que são utilizadas em quase todas as atividades da empresa como planejamento das coleções, da produção e do estoque de cada loja. Em algumas áreas o avanço tecnológico já causou transformações. No departamento financeiro por exemplo, as informações não acompanhavam a dinâmica da organização e se apresentavam sempre desatualizadas e inconsistentes. Além disso, para gerar um relatório eram necessárias duas horas e hoje, as informações além de confiáveis, ficam disponíveis em apenas um minuto. Na área de vendas, o relatório de giro, que antes demorava 12 horas para ficar pronto, agora é finalizado em apenas três minutos.

 

O BI integrado aos demais módulos do sistema permite que as informações sejam sintetizadas e preparadas para fácil acesso e análise por parte de funcionários de todas as áreas da empresa. Ele é baseado em tecnologia OLAP e gera as informações executivas utilizando-se de um datawarehouse. A ferramenta de Data Mining permite que se investigue os dados à procura de padrões que tenham valor para a empresa, gerando inteligência e funcionalidade na apresentação de informações gerenciais e estratégicas, fortalecendo as soluções definidas pelos gestores.

 

O sistema possibilita ainda a inter-relacionamento e comparações de dados e criação de colunas novas com cálculos personalizados que mostram o significado que existe por trás dos números armazenados, promovendo a rápida análise de resultados. “O módulo de BI do ERP da Linx Sistemas direciona as informações de diferentes áreas da organização para realizar metas estratégicas. Além disso, também incentiva uma cultura corporativa mais aberta, na qual a informação é compartilhada, gerando maior envolvimento e motivação dos gestores e colaboradores, e conseqüentemente maior comprometimento, controle e rentabilidade para a empresa”, explica Nércio Fernandes, diretor de desenvolvimento e pesquisa da Linx Sistemas.