Diretora da ClickBus descreve os avanços da plataforma com novidades à base de inteligência artificial
Somente no primeiro semestre deste ano, segundo a Abrati, Associação Brasileira de Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, a venda passagens e ônibus interestaduais teve um expressivo crescimento de 33%, muito disso atribuído aos serviços digitais oferecendo conveniências para o turismo interno. Inserindo-se nessa vertente se encontra a ClickBus, plataforma e marketplace de venda de passagens de ônibus que vem lançando novidades se propondo a ajudar na mudança desse mercado. Com aplicação de inteligência artificial em suas soluções, a empresa tem acelerado o processo de gratuidade determinado por regulamentação e feito ofertas personalizadas aos viajantes usuários através de parceria. Além disso, está lançando, neste mês, o CashBus, programa de fidelização através de cashback na compra de passagens, conforme pôde detalhar, hoje (23), Michelle Xavier, diretora de marketing & growth da ClickBus, ao participar da 1016ª. edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Contextualizando, de início, a ClickBus como uma plataforma que atua nos modelos B2B e B2B2C, funcionando como um marketplace que vende passagens de ônibus ao consumidor final, Michelle ressaltou que a empresa está em fase de lançamento de novidades para os clientes. Como é o caso do CashBus, disponibilizado no mercado a partir deste mês outubro. Ou seja, a partir de agora, toda passagem que o viajante usuário da plataforma adquirir vai gerar cashback, disponibilizado no final da compra e o saldo poderá ser resgatado na carteira do aplicativo. Isso gera um cupom com o saldo acumulado que pode ser aplicado na compra de novas passagens. “Essa é uma ação pioneira e nossa aposta no processo de fidelização”.
Sobre as demais novidades, Vilnor aproveitou para trazer uma questão levantada pela audiência da live, se haveria algo que a ClickBus esteja fazendo em prol dos clientes que seria impossível de realizar sem aplicação de inteligência artificial. A executiva, então declarando-se uma grande entusiasta de IA, respondeu positivamente. E citou o exemplo de um projeto que não seria viável sem essa tecnologia, que é o de gratuidades. Trata-se de uma regulamentação surgida neste ano que obriga as empresas do setor a oferecer passagens sem custos para idosos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos e crianças de até 6 anos incompletos. “Isso era feito, antes, apenas no guichês das rodoviárias e, para digitalizá-lo, seria um processo moroso e complicado de validação de documentos, etc. Então, utilizamos inteligência artificial para acelerar e resolver o problema”.
E citou um outro, feito em parceria com a CRMBônus, agregando valor à viagem do usuário da plataforma oferecendo bônus customizado com oferta de diversas empresas, de acordo com as preferência dos clientes, graças à tecnologia de IA que é aplicada. E, indagada sobre as eventuais barreiras eventualmente enfrentadas pela empresa na adoção o digital, impedindo-a de escalar ainda mais, Michele respondeu que a ClickBus tem mais de quatro mil destinos conectados em todo o Brasil, ou seja, diferentes culturas e estágios de avanços tecnológicos. “Percebemos que a compra on-line de passagens de ônibus ainda está restrita a um terço de população, sendo que o universo das pessoas que usam aplicativo para adquirir outras coisas é bem maior. Fizemos uma pesquisa focus group em todo o território nacional pra entender o porquê e descobrimos que é apenas falta de hábito. Então, nosso esforço é o de conscientização para trazer esse cliente, que já é digital, para o nosso mercado”.
E depois de a executiva explicar o que tem de ser feito para despertar o interesse no cliente em se aproveitar dessa conveniência do on-line também na compra de passagem de ônibus, ela pôde ainda responder várias questões vindas da audiência como por exemplo se ela enxerga as soluções digitais como um fator decisivo na mudança do mercado rodoviário no País, que vem crescendo expressivamente segundo pesquisas de associações do setor. Na concepção de Michelle, a ClickBus é uma das que está ajudando o transporte rodoviário a assumir o protagonismo dentro do turismo interno. E pôde falar também do uso da inteligência artificial generativa na produção de conteúdo, a humanização no relacionamento, entre muitos outros assuntos. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1015 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (24), recebendo Aline Pereira, diretora executiva da Sem Parar Empresas, que abordará a personalização do atendimento como diferencial; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Lideranças: Como acelerar o desenvolvimento profissional?”, reunindo Márcia Pollard, diretora de gente e transformação da Contax; Wellington Paes, fundador e CEO da Conexão Customer; Adriana Wells, diretora de RH da Foundever e Thiago Zanon, head global de RH da Atento.