O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

IDC avalia o mercado brasileiro

A IDC Brasil acaba de concluir o estudo Brazil: IT Solutions Market 2004. Resultado de um trabalho realizado com 56 empresas de tecnologia nacionais e multinacionais no Brasil, trata-se de um estudo no qual a IDC avalia o mercado brasileiro de seis soluções, envolvendo não só as receitas associadas a software, mas também àquelas relacionadas a hardware e serviços de TI. As soluções analisadas são: ERP, CRM, BI, Segurança, Storage e SCM.
Segundo a IDC Brasil, o mercado dessas seis soluções movimentou, no ano passado, R$ 5,4 bilhões, e a previsão da taxa de crescimento composta em Reais das seis soluções para os próximos cinco anos (CAGR 2004 – 2008) é de 9,27%.
Segundo Mauricio Monteiro, analista de mercado para serviços de TI da IDC Brasil e responsável pelo estudo, “atualmente, uma parcela significativa dos fabricantes de hardware e software tem procurado intensificar suas parcerias com provedores de serviços de TI de forma a oferecer conjuntos de soluções cada vez mais completas e que possam ser consideradas best practices em seus segmentos”.
Por outro lado, de acordo com Monteiro, os chamados one-stop-shop vendors estão oferecendo pacotes de soluções e tecnologias que eles próprios desenvolvem, implementam e, em alguns casos, gerenciam, garantindo assim, maior flexibilidade e escalabilidade a estas ofertas. “Cada vez mais, os usuários finais buscam soluções end-to-end, que garantam a estabilidade dos ambientes de TI e maximizem os conseqüentes benefícios do uso da tecnologia em toda a organização. Assim, é imperativo que os recursos de hardware, as aplicações de software, e os serviços profissionais trabalhem de forma integrada e simultânea, como uma única solução”, acrescenta o analista.
Para cada solução, além de dimensionar o mercado total e dividi-lo em hardware, software e serviços de TI, a IDC Brasil também faz uma análise detalhada do perfil da demanda de serviços de TI em termos de consultoria; integração & desenvolvimento; outsourcing; suporte & manutenção; e educação & treinamento. Complementando a análise de cada solução, há ainda, as segmentações por verticais e tamanhos de empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima