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Identidade e reputação de um negócio



Autor: Kito Castanha

 

Quando uma pessoa manifesta sua opinião sobre uma marca de maneira positiva e relevante, seja comentando sobre seu novo carro, a roupa que esta usando ou até mesmo um perfume que esta sentindo a fragrância no ar, provavelmente essa indagação é fruto de uma boa condução da marca, gestão feita com cuidado e atenção aos mínimos detalhes na implantação do projeto.

 

Como afirma Douglas B. Holt em seu livro, Como as marcas se tornam ícones, uma marca realmente surge, quando vários autores/consumidores comentam a respeito dela, geralmente no papel de advogado de defesa da marca e, na maioria das vezes, enaltecendo os seus valores e atributos sem nunca se quer ter lido em nenhum lugar sua proposta e plataforma de marca.

 

Será que isso já aconteceu com você? Uma marca carismática é qualquer produto, serviço ou organização na qual as pessoas acreditam que não há substituto, e se o tiver pode apostar, a empresa errou ou está errando em algum ponto do processo de contato com os usuários, colaboradores, consumidores, compradores, e fornecedores como dito em entrevista a managemenTV por Ricardo Guimarães, presidente e fundador da Thymus Branding, marca é uma dinâmica de relações e é através desta dinâmica que se gera o valor para a marca.

 

O papel da identidade está em tornar as várias formas da gestão percebida, seja pela boa publicidade, pelo visual impactante de embalagens e pontos de venda bem distribuídos, ou melhor, seus pontos de contato sejam virtuais ou físicos, ou até mesmo por um atendimento impecável. Mas que fique claro que branding está ligado a tudo isso e a questões também administrativas e mercadológicas, associadas a perenidade e reputação da marca de maneira a transcender e relacionar vendas e marketing. De forma simples e eficaz, David A. Aaker, especialista em marketing e estratégia de marcas, com um toque de minha livre tradução, sugere uma metodologia com três momentos:

 

1º análise estratégica da marca/ negócio

2º definição da identidade da marca e sua voz

3º implementação cognitiva da identidade e cultura de marca

 

Nada é mais importante para a marca do que a coerência e a sinergia nas ações. Isso gera fortes argumentos: os tão almejados diferenciais competitivos, uma marca sólida, bem estruturada, compatível com a promessa do que a empresa faz e realmente entrega a seus clientes, é o que gera reputação de um nome.

 

A credibilidade nasce de expectativas atendidas e esse é um teste que o produto ou serviço passa a cada ocasião de uso. Uma marca só consegue ser reconhecida na totalidade pela clareza e abrangência de sua identidade. Um sistema de identidade trata os valores da marca de forma a obter a diferença necessária para torná-la distinta e notória.

 

Kito Castanha é designer, consultor de marcas e diretor da TRE Comunicação.

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