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Interação conectando digital e físico

É cada vez mais improvável, nos dias de hoje, encontrar uma pessoa que não utilize ou dependa do celular. Ainda mais com o avanço e maior facilidade aos smartphones e outros dispositivos móveis. Com isso, não resta outro caminho às empresas a não ser procurar por maneiras para se aproximarem dos clientes por meio do contato mobile. A nova tecnologia do momento para essa estratégia é o Beacon, ou iBeacons, segundo o nome dado pela Apple. “É um pequeno transmissor de informações via Bluetooth, na qual se conecta, por meio de aplicativos habilitados, à smartphones que estejam em um raio de até 100 metros de distância. Desta forma, quando o usuário se aproxima de um local onde está instalado um Beacon, o aplicativo correspondente é ativado automaticamente e gera uma notificação no celular”, explica Léo Xavier, CEO e sócio-fundador da Pontomobi.
É uma nova oportunidade que as empresas possuem de criar uma interação entre o mundo digital e o físico com o seu público. Enquanto o cliente está na sua loja, ele é capaz de se comunicar com ele por diferentes e inovadoras formas, fornecendo mais informações, promoções e outras maneiras de fidelização no dispositivo. “De um lado a marca se aproxima diretamente no ponto de consumo. Por outro, os consumidores poderão ser identificados e recompensados por marcas”, acrescenta Xavier. Sem contar que, possuindo tal tecnologia em seu ponto de venda, o empreendedor tem a chance de tornar a venda de seu produto e serviço mais efetiva, uma vez que tem a oportunidade de conhecer mais profundamente o consumidor que entra na loja, a partir das informações coletadas por meio de redes sociais e conexões feitas por ele.
“Partindo do conceito de que as empresas poderão reconhecer o consumidor em determinados pontos físicos, cria-se uma nova forma de aprofundar a relação com consumidor”, diz o executivo. Assim, o Beacon pode ser utilizado, por exemplo, para o mobile payment, programas de recompensa, marketing de proximidade, eventos, varejo, programas de fidelização, acúmulo de pontos e entre outras opções. É uma ferramenta, inclusive, que pode acarretar na mudança do hábito de consumo do cliente, para uma relação que traga benefícios para ambos os lados. “Entender por onde circula o consumidor e conseguir se comunicar com ele em ambientes mais propícios ao consumo, pode transformar profundamente o seu comportamento”. Já que o engajamento ocorre no exato momento em que o cliente está no ponto físico, criando uma conexão instantânea e surpreendendo-o enquanto está no PDV.
Ou seja, o Beacon é a interação do futuro que pode fazer parte do presente no relacionamento entre empresa e cliente. No País, Xavier conta que a Pontomobi já vem trabalhando com projetos que envolvam soluções mobile e bluetooth, testando a ferramenta em lojas de uma rede de postos de combustível. Além disso, a Collact, startup investida pela empresa, desenvolveu um projeto para a marca Trident, que consiste na instalação de Beacons em 12 pontos de venda em São Paulo. “Com isso, os consumidores que comprarem chicletes nessas lojas, e tiverem o app da Trident instalado, acumularão pontos para trocar por benefícios.”

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