O Ipiranga desenvolveu um aplicativo com base na plataforma MicroStrategy Mobile, criada com objetivo de acompanhar o desempenho das vendas no varejo. Trazendo um diferencial e agilizando o trabalho e o processo de tomada de decisão de seu time. A ferramenta foi desenvolvida na medida em que a área de varejo foi demandando maior agilidade para melhor atender seus clientes, os donos dos postos. A plataforma surgiu, então, a partir da necessidade do marketing aliada à tecnologia e know how de TI da Ipiranga.
Disponibilizado em tablets, o app permite aos cerca de 300 profissionais que compõem a equipe comercial consultar informações e realizar, ainda em campo, análises dos principais indicadores de vendas e de relacionamento com os postos credenciados, lojas de conveniência e franquias de troca de óleo que compõem a rede Ipiranga em todo o Brasil. “A cultura analítica dentro da companhia sempre foi muito intensa, culminando na construção de uma ampla base de dados, que reúne diversos indicadores, painéis de desempenho, gráficos e dashboards”, conta Betsy Ferreira, gerente de sistemas de informação da Ipiranga.
Ainda assim, a utilização do BI era tradicional, focada principalmente no desenvolvimento de relatórios via web e em uma aplicação mobile para atender ao corpo diretivo da empresa. “Logo que foram sinalizadas as necessidades de viabilizar uma nova forma de atuação da força de vendas junto aos clientes e de evoluir a capacidade de gestão dos territórios de vendas, pensamos imediatamente que seria necessário buscar soluções realmente inovadoras do ponto de vista de usabilidade e mobilidade, mas que ao mesmo tempo aproveitassem os investimentos já realizados no desenvolvimento de nossa solução de BI”, explica a gerente.
O resultado foi um app aderente à estratégia de marketing da empresa, com nível de detalhamento e indicadores capazes de tornar mais assertivas e ágeis as decisões dos profissionais de vendas no momento da visita aos postos. Estão entre os dados disponíveis em tempo real: volume de venda por posto e por tipo de combustível; dados sobre as lojas de conveniência e pontos de troca de óleo; além de outros detalhes que permitem também aos gestores da área de marketing avaliarem e acompanharem o desempenho tanto da equipe de vendas como desses clientes.
“Antes, o assessor tinha de chegar a cada um dos postos que visitava, ligar seu notebook e esperar pelo carregamento da ferramenta. Hoje é tudo instantâneo e ainda há enormes possibilidades a serem exploradas graças à integração das funcionalidades da plataforma com as dos dispositivos móveis. Isso proporciona um ganho bastante perceptível na rotina desses colaboradores”, avalia Andre De Stefani, gerente executivo desenvolvimento de varejo Ipiranga.