Itaú Unibanco cria polo de atendimento ao cliente PJ

Iniciativa faz parte do projeto Transformação do Varejo e terá 15 unidades inauguradas até março

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O Itaú Unibanco anunciou o lançamento de um novo modelo de atendimento para seus clientes do segmento Itaú Empresas. Fazendo parte de seu projeto Transformação do Varejo, a novidade chega a Campinas, em São Paulo, cidade que recebe o primeiro polo de atendimento especializado à pessoa jurídica, especialmente a pequenos e médios empresários, com cerca de 320 colaboradores dedicados. Até março de 2022, serão inauguradas 15 unidades, envolvendo grandes centros comerciais de diferentes regiões do país.

De acordo com Carlos Vanzo, diretor do Itaú Unibanco, “além de aumentar sua base de clientes, o projeto ajudará o banco no desafio de subir mais alguns patamares na alta qualidade de sua análise de crédito, apoiando ainda mais as empresas nas suas necessidades de crédito e no seu crescimento. Esse é um trabalho que vai ser fortemente amparado no atendimento presencial e conhecimento local, embora também haja objetivos relacionados ao aumento da digitalização. Vamos entender melhor as peculiaridades de cada região e as características de cada negócio que atendemos, para termos mais camadas de avaliação na análise de risco e uma oferta de crédito mais acessível e customizada”.

Os times estarão organizados de forma diferente nesses polos, com a presença de gerentes e de especialistas para promover a integração com as áreas de negócio – como seguros, pagamentos e investimentos, entre outras -, para um atendimento mais consultivo e focado nas necessidades de cada cliente. Segundo Marcelo Gambarini, diretor de Negócios Empresas do Itaú Unibanco, “com uma atuação regionalizada, nossos profissionais terão mais autonomia para a tomada de decisão, valorizando as diferenças geográficas e culturais”. A expectativa é que 50% da base atual de clientes PMEs passem a ser atendidos neste modelo, assim que todas as unidades estiverem funcionando.

Para a assessoria ao cliente nas decisões de negócio mais importantes, além do foco em consultoria, o novo modelo de atendimento também terá a simplicidade como premissa. “O tom consultivo de nossos profissionais será combinado a um número cada vez maior de possibilidades de autosserviço e resolutividade pelos canais digitais, com uma experiência fluida, rápida e intuitiva para o nosso cliente”, explica, por sua vez, Bruno Machado, diretor de negócios empresas.

Estrutura física
Os polos estarão em edifícios comerciais de fácil acesso e amplamente conhecidos pelas empresas das cidades incluídas no projeto, sendo equipados com infraestrutura tecnológica robusta e salas de reunião para um atendimento reservado. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Na sequência de Campinas, Ribeirão Preto (SP), Curitiba, Porto Alegre e Recife logo terão suas próprias unidades inauguradas.

Segundo Machado, o projeto Transformação do Varejo – ou iVarejo, como é mais conhecido internamente – “é o mais impactante do Itaú nos últimos anos e revisita toda a operação do banco em pequenas e médias empresas, para que a marca se diferencie ainda mais na qualidade do seu atendimento aos empresários e enfrente uma concorrência cada vez mais acirrada. A inauguração dos polos é uma das cerca de 490 entregas do projeto planejadas apenas para 2021. Em paralelo a este, estão em curso dezenas de outros projetos do pacote de iniciativas do iVarejo, que serão concluídos nos próximos três anos”.