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Itaú Unibanco lança registro digital para contratos imobiliários

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Mauricio Menezes e Thales Ferreira Silva

Ferramenta possibilita contratações de crédito imobiliário e crédito com garantia de imóvel mais ágeis em processo 100% digital

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma nova solução que possibilita a assinatura digital de contratos e facilita o acompanhamento de todas as fases para registro eletrônico dos contratos imobiliários. Com a novidade, o banco pretende proporcionar maior comodidade aos clientes, à medida que a experiência da jornada das operações de crédito imobiliário e crédito com garantia de imóvel fica ainda mais ágil.

A solução, chamada de Registro Digital Itaú, será operacionalizada pela V/Hub, parte da Valid, multinacional focada em identificação segura com integração sistêmica de um banco com a plataforma.  A partir dessa solução, tanto compradores quanto vendedores poderão acompanhar todas as etapas de qualquer lugar e fazer suas assinaturas em tempo real, via computador, celular ou tablet, sem precisar se deslocar presencialmente para concluir o registro.

“Nos últimos anos, temos avançado significativamente na digitalização de nossos produtos e serviços dentro do segmento imobiliário, desde a contratação de um financiamento até o pós-venda. Nosso foco é atender a todas as necessidades dos nossos clientes e simplificar as suas vidas, eliminando burocracias e permitindo que eles encontrem a melhor experiência conosco. No fim do dia, a aquisição de um imóvel é a realização de um sonho, e nossa missão é simplificar a concretização desse sonho. Acreditamos que essa nova parceria alavancará ainda mais nossa estratégia digital”, assegurou Thales Ferreira Silva, diretor de crédito imobiliário e consórcios do Itaú Unibanco.

Ainda de acordo com o executivo, “trata-se de um importante avanço dos contratos imobiliários no país, pois permite que compradores e vendedores possam concluir de qualquer lugar do Brasil ou do mundo a formalização do contrato junto ao banco. Além disso, simplifica o processo de entrada do registro no cartório e a liberação dos recursos ao vendedor em função de nossa integração sistêmica que monitora a conclusão do registro do contrato”. 

Já segundo Mauricio Menezes, COO da Valid, a solução permite que o processo, que podia demorar até 60 dias entre as etapas de assinaturas das partes envolvidas e registro em cartório, seja realizado na metade do tempo e, para alguns casos, em menos de 10 dias. “Isso porque todas as partes que irão compor o processo de registro eletrônico usarão certificado digital padrão ICP-Brasil para as assinaturas, simplificando e dando agilidade aos trâmites, com mais comodidade, praticidade e com toda segurança jurídica necessária”.  

Ao longo de 2021, o Itaú concedeu mais de R$ 45 bilhões em crédito para clientes pessoa física financiarem a compra de imóveis. O volume, além de uma marca inédita para o banco, representou um crescimento de cerca de 130% se comparado a 2020, alta superior à do setor no mesmo período, de 75%, segundo dados da Abecip – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. Com isso, o Itaú encerrou o ano com mais de 27% de participação de mercado em crédito originado para aquisição de imóveis – um aumento de 7 pontos percentuais em relação a 2020. 

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