Jogos da Comunidade de TI reúnem várias empresas

0
1

A edição 2004 dos Jogos da Comunidade de TI, organizados pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet de São Paulo (Assespro-SP), deve levar ao Sesc Interlagos, dias 7, 14, 21 e 28 de agosto, mais de 4 mil profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI), representantes de cerca de 400 empresas. Já registravam a adesão de quase cem profissionais, entre empresários e executivos, sinalizando novo recorde de público. Na corrida, levavam vantagem as empresas NetLow, Microsys e Novell, pela ordem, as três primeiras a se inscreverem equipes.


Com patrocínio já confirmado de algumas das maiores marcas do mercado de Tecnologia da Informação (TI), tais como Impacta Tecnologia, Itautec, Microsiga e Oracle, os 4os. Jogos da Comunidade de TI, lançados em 2001, segundo Sidney Viola Jr., diretor-financeiro da Assespro-SP, à frente da organização, já é um sucesso. E não por acaso. “Não se trata, apenas, do único evento esportivo dirigido a profissionais da área no País. Em três anos, o movimento conquistou a simpatia e adesão da imensa maioria dos integrantes da comunidade, respectivas famílias e torcedores, cumprindo, à risca, o objetivo de promover a confraternização das pessoas, em ambiente de descontração”, avalia Viola.

A estatística prova aquilo que diz o diretor da Assespro-SP. No ano de lançamento do evento, os participantes somaram apenas 420, representando 17 empresas. Em 2002, esses números saltaram, respectivamente, para 1.069 e 30. No ano passado, os atletas, de 52 empresas, já eram 2.613, marcas que, este ano, devem ser novamente superadas. A expectativa é de que a quarta edição receba inscrição de, pelo menos 4 mil atletas, de um total, aproximado, de 400 empresas, prevê Anderson Saturno dos Santos, assessor executivo da Assespro-SP. O sucesso dos Jogos da Comunidade de TI, segundo ele, justifica a realização do já tradicional congresso técnico durante o qual os organizadores esclarecem as dúvidas dos participantes.

Convivência
Viola considera que a adesão da comunidade ao evento é de enorme importância social. “A natureza solitária e, muitas vezes, estressante do trabalho dos executivos de TI faz dos Jogos uma excelente oportunidade de convivência e de incentivo à melhoria da qualidade de vida”, argumenta o diretor da Assespro-SP.

Assim também pensa Elizabeth Costa, gerente da unidade de e-Business da Itautec, empresa que sempre compete com pelos menos 180 e ostenta o título de bicampeã geral dos Jogos, saindo vencedora geral na segunda e terceira edições dos Jogos. Inscrita na modalidade natação, categoria crawl, Elizabeth, que também é da diretoria de mercado da Assespro-SP, orgulha-se de ser uma das responsáveis pela intensa participação da Itautec. “Os Jogos não são importantes apenas porque promovem o contato e a confraternização dos profissionais de TI. Também são um instrumento essencial na política de gestão de recursos humanos, que se sustenta, no modelo matricial, em que todos têm sua função”, argumenta a executiva. Na opinião dela, ao se agruparem em equipe, para competir, as pessoas aprendem a exercitar o espírito de colaboração, base do sucesso de quaisquer práticas de gestão de pessoas nas empresas modernas.

Se depender de Ernesto Haberkorn, vice-presidente da Microsiga, os adversários vão ter de enfrentar uma forte concorrente desta vez. “Nesta quarta edição dos Jogos vamos participar com a força total, dispostos a conquistar o primeiro lugar do campeonato”, ele avisa, lembrando que, em duas ocasiões, a Microsiga já andou bem perto do troféu, conquistando o título de vice-campeã em duas ocasiões e ficando em terceiro lugar uma terceira vez. A tática de mobilização e preparo, segundo Haberkorn, são os campeonatos internos, pelos quais foram selecionados, neste ano, os cem melhores atletas de 18 modalidades.

Célio Antunes de Souza, presidente da Assespro-SP e diretor-presidente da Impacta Tecnologia, referência na formação e treinamento do capital intelectual que o setor emprega, enxerga a importância dos 4os. Jogos da Comunidade de TI por um outro ângulo. “A Internet, ao mesmo tempo em que tornou a comunicação mais rápida, graças ao expediente do e-mail e das mensagens curtas, praticamente eliminou o contato físico. Às vezes, pessoas de uma mesma empresa, somente se falam por e-mail. Isso não apenas esfria o relacionamento humano, mas, também, impede que se aprofundem as discussões acerca de questões relativas ao trabalho, não raro, com perda de produtividade. Os Jogos promovem a reaproximação nos dois sentidos – humano e profissional”, avalia Souza.

Participação

Os 4os. Jogos da Comunidade de TI, que se realizam nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto próximo, em competições que se estendem de 8 às 17 horas, aceitam a participação, exclusivamente, de profissionais do setor, embora ligados ou não a empresas associadas da Assespro-SP, e as inscrições podem ser feitas, via Internet, no site da entidade www.assespro-sp.org.br. O regulamento faculta a cada empresa a opção de concorrer com uma ou mais equipes nas competições coletivas e, ainda, de participar com número ilimitado de atletas nas modalidades individuais.

Modalidades

Organizados em equipes, os participantes podem inscrever-se em quatro modalidades esportivas: futebol (salão e society, masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino), basquetebol (masculino) e queimada (feminino). Nos esportes de participação individual ou de duplas, as modalidades, para homens e mulheres, são natação nas várias categorias, vôlei de praia, corrida rústica, tênis (quadra e de mesa), xadrez, dama, dominó e truco.

Premiação

Em cada modalidade esportiva de participação individual, os três primeiros colocados receberão medalhas, enquanto os vencedores de competições coletivas farão jus a troféus. As equipes são pontuadas do 1o. ao 6o. lugares, declarando-se campeã geral dos 4os. Jogos da Comunidade de TI a delegação que mais acumular maior número de pontos.

Acesso

A qualidade do espaço dos 4os. Jogos da Comunidade de TI favorece o sucesso do evento. A unidade campestre do Sesc (Serviço Social do Comércio), em Interlagos (Avenida Manuel Alves Soares, 1100, São Paulo. Telefone: 11-5662-9500) compreende uma área de, aproximadamente, 500 mil m². A poucos quilômetros de São Paulo, próxima da Mata Atlântica e tendo como referências a Represa Billings e o autódromo de Interlagos, o lugar é de acesso fácil, graças à sinalização bem cuidada.

A moderna infra-estrutura esportiva e de lazer da unidade campestre do Sesc estimula o convívio com a natureza, incluindo serviços de restaurantes, lanchonetes, ambulatório médico, vestiários, estacionamento, monitoramento e orientação de todos os visitantes por meio de orientadores treinados para dar apoio aos atletas, familiares e amigos.

Infra-estrutura


Cada atleta inscrito tem direito a entrada gratuita, para si e três acompanhantes, além de poder desfrutar, com eles, da infra-estrutura esportiva e de lazer, que inclui piscinas, acesso à Internet, playground, trilhas e lagos, quadras poliesportivas para futsal, basquete, voleibol e tênis, além de campo de areia para voleibol ou futebol e quadra de futebol society. Isso sem falar nos passeios de caiaque e oficinas de jardinagem, meio ambiente, arte, recreação, além dos quiosques com churrasqueiras, tudo em meio a bosques da Mata Atlântica.