Estudo da Kantar aponta como inflação tem impactado o consumo na região
Apesar de perderem 25% do poder de compra nos últimos dois anos, principalmente por conta da inflação, consumidores da América Latina conseguiram fechar 2022 estáveis na aquisição de bens de consumo massivos (FMCG). É o que aponta o mais novo relatório “Consumer Insights” da Kantar, empresa global especializada em dados, insights e consultoria. Para entender como os países contribuem com este dado, a Kantar precisou separá-los em grupos, de acordo com a expectativa econômica de cada um, levando em conta os comportamentos específicos.
Nesse sentido, Brasil, México e Peru se mostraram os mais resilientes, uma vez que a inflação em 2022 não passou de 5% acima da média dos últimos cinco anos. O grupo que tem o Equador como maior representante, mas também conta com América Central e Bolívia, e que costuma registrar níveis mais baixos por conta da dolarização, por sua vez, teve taxas bastante disruptivas no último ano, chegando a 4%. Já Argentina, Colômbia e Chile apresentaram inflação 10% (ou até mais) acima das médias históricas, colocando os consumidores sob pressão. A estabilidade de volume vista na América Latina é explicada, sobretudo, pelo crescimento ocorrido no Brasil e no México (+2,7% e +1,9%, respectivamente), enquanto os demais países tiveram retração igual ou superior a 3% em relação a 2021.
Entendendo o cenário local
No Brasil, esse crescimento é puxado por todas as classes, mas principalmente pela classe DE, que cresce 5,2% em unidades de 2021 para 2022, contra 3,1% da classe AB e 1,8% da classe C. A Classe C é a única que ainda não recuperou os patamares pré-pandemia, e a que mais reduziu volume durante a pandemia.
O relatório “Consumer Insights 2022” contemplou nove regiões/países: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. A pesquisa abordou 35 mil latino-americanos entre janeiro e dezembro de 2022.