Lealdade das marcas cai na América Latina com inflação

Relatório Brand Footprint LATAM 2023 da Kantar analisa decisões de consumo feitas pelos clientes da região

Apesar de ser um fenômeno global, a inflação é especialmente sentida na América Latina. Tanto que os consumidores perderam 25% do poder de compra nos últimos dois anos. Isso é, no fim de 2022, US$ 100 compravam 30 unidades a menos do que em 2020. De acordo com o Brand Footprint LATAM 2023, relatório produzido pela Kantar, essa retração levou as pessoas a racionalizar as compras. Em 2022, os latino-americanos visitaram 18% mais canais do que no ano anterior, para aproveitar os melhores preços, e compraram, em média, 93,4 marcas – quase cinco a mais do que em 2021 –, com o objetivo de avaliar o custo-benefício.

Com o aumento nas escolhas de marcas surge a luta pela atenção do consumidor. Nessa batalha, as pequenas e médias empresas mostram seu potencial, abocanhando 71% da região. A Kantar ainda ressalta que o desempenho de tamanho pequeno e médio é melhor, com equilíbrio de 50% de crescimento e 50% de retração, contra 40% e 60%, respectivamente, das marcas de outros tamanhos.

Independentemente do porte, a penetração (número de pessoas que compram determinada marca) é mais do que nunca a chave para o crescimento na região – especialmente quando a fidelidade diminui. Nesse contexto, as empresas regionais se saíram ligeiramente melhor do que as globais. Enquanto o primeiro grupo aumentou seu CRP, Consumer Reach Points – métrica da quantidade de vezes que uma marca é escolhida no ponto de venda -,  em 0,1%, o segundo retraiu em 0,2%.

Em relação às marcas mais compradas, o Top 5 permanece consistentemente forte, mas estagnado. Entre as empresas mais escolhidas na América Latina, apenas uma está crescendo. Na quarta posição, a Pepsi conseguiu aumentar seu CRP em 2%. O ranking é formado por Coca-Cola (1º colocado e – 4% no CRP), Colgate (2º lugar e -1% no CRP), Bimbo (3ª posição e -7% no CRP) e Grupo Lala (5ª colocação e -2% no CRP).

Os dados acima fazem parte do relatório Brand Footprint LATAM 2023, que analisa as decisões de compra feitas pelos clientes latino-americanos. O material abrange mais de 5 mil marcas locais e 37 mil globais. Contempla 14 mercados, que retratam os hábitos de 90% da população regional. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

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