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Mais da metade dos consumidores da geração Z têm contas on-line inativas

Pesquisa da Veritas mostra que os adultos mais jovens têm maior probabilidade de acumular dados não utilizados que ficam em data centers corporativos, criando emissões de carbono desnecessárias

Três quintos (60%) dos consumidores da Geração Z têm contas on-line que não usam mais. Em comparação, menos de um quarto (23%) dos consumidores com mais de 65 anos têm contas digitais não utilizadas. A constatação faz parte do estudo “Na nuvem, fora da mente”, realizado globalmente pela Veritas Technologies, especializada em gerenciamento seguro de dados em multinuvem

O levantamento também revelou uma lacuna de percepção entre a Geração Z que pode estar relacionada a um número maior de contas on-line não utilizadas: mais da metade (51%) não reconhece o impacto ambiental das versões digitais de seus extratos bancários e de outros documentos relacionados à conta armazenados digitalmente. No entanto, quase metade (44%) também disse que é errado que as empresas desperdicem energia e causem poluição armazenando informações desnecessárias on-line.

De acordo com Gustavo Leite, vice-presidente para a América Latina da Veritas Technologies, “temos hoje contas on-line para quase tudo, e cada uma dessas contas gera dados baseados em nuvem. No entanto, milhões dessas contas provavelmente não são utilizadas, principalmente entre a geração Z. Os dados considerados inúteis associados a essas contas ficam parados em data centers, que são movidos principalmente a combustíveis fósseis e operam 24 horas por dia. Para se ter uma ideia, os datacenters respondem por 2% de todas as emissões globais de carbono – quase o mesmo que todo o setor aéreo. A geração Z é indiscutivelmente a mais ambientalmente consciente que já existiu mas, consciente ou não, eles também estão liderando, entre os consumidores, a criação do maior número de emissões de carbono a partir de dados desnecessários.”

A pesquisa, que entrevistou 13 mil consumidores em todo o mundo, incluindo mil deles no Brasil, também revelou as seguintes tendências relacionadas aos adultos da geração Z: quatro quintos (80%) têm contas de entretenimento e compras que não usam mais; quase três quartos (71%) têm uma conta bancária online que não usam mais; acima de três quintos (61%) têm uma conta de seguro que não usam mais; quase três quartos (71%) têm uma conta de provedor de serviços de Internet que não usam mais; e três quintos (60%) têm contas de serviços públicos que não usam mais.

Impacto negativo desnecessário 

A pesquisa mostra que quase um terço (31%) dos consumidores da geração Z nunca tentou fechar suas contas não utilizadas. O motivo mais comum é que isso não importa para eles pessoalmente (33%). Outros 23% disseram que é porque simplesmente não têm tempo.  “Os dados não utilizados têm um impacto negativo desnecessário no meio ambiente. Eliminar o desperdício de dados ajuda a reduzir as emissões e proteger nosso planeta, mas parece que muitos consumidores não sabem disso. As empresas precisam ser mais transparentes sobre suas emissões relacionadas a dados e o que estão fazendo para ajudar a reduzi-las por meio de melhores práticas de gerenciamento de dados. Todos os consumidores, mas especialmente os das gerações mais jovens, precisam ser capacitados para tomar boas decisões sobre suas vidas online e pegadas digitais – ou esse problema corre o risco de se transformar em um pesadelo de sustentabilidade”, complementou Gustavo.

Metodologia

A pesquisa, realizada pela 3Gem em nome da Veritas, entrevistou 13 mil consumidores de todas as idades de 18 anos ou mais na Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos entre 1º e 16 de fevereiro, de 2023. Para os fins desta pesquisa, a geração Z refere-se àqueles com idade entre 18 e 24 anos.

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