O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Mais paulistanos irão presentear no Natal



A maioria dos paulistanos (84%) pretendem presentear alguém neste Natal, segundo a pesquisa do perfil do presente em 2012, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O estudo foi feito com 1.116 consumidores da capital paulista, de 10 a 13 de dezembro. O porcentual registrado em 2012 é maior do que o apresentado em 2011, quando pouco mais de 70% dos consumidores pretendiam comprar presentes.

 

Assim como em 2011, a média esperada de presentes comprados neste ano será de quase cinco por entrevistado. O valor médio gasto em cada presente diminuiu de R$ 55 para pouco mais de R$ 43. Apesar da perspectiva baixa do valor médio, o número de presentes mantém-se e a proporção de compradores aumentou, configurando um gasto total esperado muito semelhante ao de 2011.

 

A Assessoria Técnica da FecomercioSP espera, no entanto, que esses dados sejam superados pelas compras efetivas, até porque é comum os consumidores darem respostas mais conservadoras, referentes ao seu desejo de racionalizar, porém acabarem cedendo às tradicionais “pressões” natalinas e ao clima de fim de ano.

 

Os itens mais citados de possíveis presentes continuam sendo vestuário, calçados e acessórios, com 55,4% da preferência. O incremento mais relevante foi no item telefone celular que saltou de 3% das intenções em 2011 para 7% neste ano. A queda mais substancial foi dos indecisos, que passaram dos 30% do ano passado para quase 20% em 2012. As mães (21,8%) e os amigos e parentes (23%) continuam sendo os principais presenteados.

 

As crianças são cada vez mais importantes nas decisões domésticas quanto aos próprios presentes. Mais de 40% dos pais levam os filhos às compras de Natal e mais de 42% das escolhas dos próprios presentes são feitas por elas. Mesmo com a crescente influência dos filhos, os pais ainda estabelecem limites de valores: 78% dos entrevistados impõem limites bastante claros, na hora da escolha dos presentes. A pesquisa revelou ainda que a preferência do modo de pagamento é à vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima