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Melhoria dos processos



Visando aprimorar os processos organizacionais, a Companhia Paraibana de Gás – PBGás contratou a Gauss Consulting, empresa de assessoria especializada e consultoria instrumental, que ficou responsável pelo projeto de consultoria em mapeamento e gestão por processos. O objetivo foi conhecer com maior profundidade os processos e a partir deles aprimorá-los.

 

Com base em metodologia da Gauss Consulting, o mapeamento dos processos organizacionais abordou todo o corpo gerencial. Foram 21 áreas e três diretorias mapeadas, com o desenho de 237 fluxos, que totalizaram 33 versões, em virtude das validações. A primeira etapa do projeto, planejamento do trabalho, consistiu em programar o trabalho alinhado às premissas estratégicas da PBGás. Em um segundo momento, foram mapeados e diagnosticados os processos atuais. Entre eles, o registro da situação atual dos macro-processos, processos, subprocessos, atividades e entregas, o retrato de suas fases com apresentação de maneira concisa dos insumos, produtos e interfaces, além do detalhe dos processos de maneira hierárquica, apresentando-os de forma lógica e gradual, o que possibilitou diversos níveis de análises.

 

Na terceira etapa, foram redesenhados os processos da PBGás e identificados os principais gargalos e oportunidades de melhoria. Com base nesta avaliação, a Gauss trouxe 102 inputs de melhoria, com foco nas práticas de gestão, que puderam agregar valor à empresa. Com as análises, a consultoria realizou uma reunião com foco na prática contínua e organizada para aperfeiçoamento da gestão do cliente, com a participação da massa crítica operacional envolvida, responsável por propor as soluções. Foram realizadas 37 reuniões entre os profissionais da Gauss  e os responsáveis pelos ciclos na PBGás, o que gerou 98 oportunidades de melhoria.

 

A quarta e última etapa envolveu o plano de implementação de melhorias, no qual foram elaborados 14 planos de ação, com um total de 122 etapas a serem implementadas para efetivação das melhorias relativas aos processos redesenhados e validados pelas áreas da PBGás que atuaram no projeto. A partir do trabalho realizado, foram gerados ainda 141 indicadores e, em reunião com a diretoria, houve a adoção de 78 deles. “Por meio desse projeto, todos os processos organizacionais foram mapeados, de forma que a companhia pôde identificar as oportunidades de melhoria e os indicadores para monitoramento de seu desempenho”, comentou Fernanda Paulinelli, assessora de processos e sistemas da PBGás.

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