O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Mercado de BI cresce 4,2% em 2009



O faturamento mundial do mercado de software de Business Intelligence (BI), aplicações analíticas e gerenciamento de desempenho (PM) ultrapassou US$ 9,3 bilhões em 2009, aumento de 4,2% em relação ao resultado de 2008, aponta o Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento sobre TI e supply chain. “Ainda que o crescimento tenha ficado longe dos níveis de 2008, e imune à recessão, BI mostrou que não é tão cíclico como outras áreas de software e registrou crescimento saudável em um dos anos mais difíceis na história da indústria de software”, afirma Dan Sommer, analista de pesquisas sênior do Gartner.

 

De acordo com Sommer, em sua maioria, as organizações continuaram os projetos de BI, esperando a viabilização de cortes de custos e melhorias da produtividade e agilidade na tomada de decisões. Todos os três subsegmentos de BI apresentaram crescimento, com as plataformas de BI tendo aumento um pouco mais sólido do que as suítes CPM e aplicações analíticas.

 

Os cinco principais fornecedores continuam com a maior parte do mercado, com 71% de participação. “Como o segmento de TI está se consolidando, geralmente os gastos com BI são direcionados para poucos players estratégicos. No entanto, os fornecedores centrados em aplicações não tiveram o mesmo momento de aumento das vendas, como ocorreu em 2008”, aponta Sommer. A SAP foi a fornecedora líder no faturamento mundial de software para BI, aplicações analíticas e gestão de desempenho em 2009, sendo responsável por 22% do mercado, seguida por Oracle, SAS Institute, IBM e Microsoft.

 

Observando-se os subsegmentos de BI, houve diferentes líderes de mercado. Nas plataformas de BI, a SAP continuou na liderança. Na área de gerenciamento de desempenho corporativo (CPM), a Oracle manteve a liderança com o antigo portfólio Hyperion, ao passo que a SAP continuou sendo a líder em aplicações analíticas e gerenciamento de desempenho. Em todas as três áreas, a IBM emergiu como forte desafiadora com as ofertas voltadas para serviços, apresentando crescimento acima do mercado e fortalecendo suas posições durante 2009. A Microsoft também ganhou mercado ao incorporar a funcionalidade de BI em seus ambientes mais amplos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima