O Mercado Eletrônico (www.me.com.br) amplia o foco de atuação e lança produtos e serviços específicos para o segmento de PME´s (Pequenas e Médias Empresas), composto por empresas de pequeno e médio portes. A partir deste mês, a empresa coloca à disposição dos 38 mil fornecedores o “Comprador Light”, um pacote simplificado de serviços que permitirá a otimização dos processos de compras. Por meio do pacote, estas empresas poderão realizar cotações e pedidos de compras pela Internet, usando recursos até então, disponíveis apenas às empresas compradoras de grande porte.
“O produto foi desenvolvido porque as empresas estão cada vez mais exigentes nos processos de compras e, na medida em que esta atividade é cada vez mais estratégica, aumenta a competitividade nos mercados de atuação e, conseqüentemente, aperfeiçoa e amplia as vendas”, explica Eduardo Santos, gerente de vendas corporate-SMB do Mercado Eletrônico.
O principal papel desse novo serviço é ressaltar a participação das pequenas e médias empresas na comunidade do Mercado Eletrônico. “Atualmente, grande parte dessas corporações apenas responde às cotações solicitadas pelos clientes compradores. Poucas exploram bem os recursos disponíveis para as transações de compra entre empresas via internet”, ressalta Eduardo Santos.
Comunidade do Mercado Eletrônico – A Maxel, empresa distribuidora de materiais elétricos industriais, é um exemplo de empresa que, ao adotar o Mercado Eletrônico, ampliou os resultados das operações. A companhia, que fatura R$ 50 milhões ao ano, ingressou no e-marketplace em 1994 para responder cotações de produtos elétricos para clientes, como Grupo Saint-Gobain, Tintas Coral, Bunge Alimentos. “Antes de adotar o Mercado Eletrônico, fazíamos as cotações por fax e telefone. Por isso, é fundamental a utilização do portal nos negócios. A redução de custo é muito importante e a internet facilita esse trabalho”, revela Fabio Candelório, coordenador de e-commerce da Maxel.
Hoje, 50% das cotações (em portais) da Maxel são feitas por meio do Mercado Eletrônico, sendo que grande parte dos produtos é de manutenção. Dessas, 97% são respondidas, o que mostra a agilidade e a eficiência da empresa em fechar negócios. “A equipe para administrar cotações é composta de três pessoas, um número reduzido, pois não precisamos mais gastar tempo com funções operacionais. Nossa força está voltada para a equipe de vendas, que possui 35 profissionais”, reforça Fábio.
A Sola Brasil, que comercializa produtos para a indústria Óptica, é um exemplo bem sucedido de empresa de médio porte que utiliza o serviço Comprador Light. Usando a ferramenta há apenas dois meses, a companhia já registra ganhos com a redução de tempo para processamento das cotações e com a rapidez na resposta dos fornecedores. “Antes, um processo de compra era finalizado em 15 dias e agora é concluído entre três a cinco. Ampliamos a satisfação do cliente, pois atendemos a solicitação com agilidade e reduzimos o preço final do produto graças à utilização do grande número de fornecedores que podemos acessar por meio do Mercado Eletrônico”, explica Felipe Accioly, gerente de Logística da Sola Brasil.