Mercado Livre transforma história da companhia em museu imersivo

Desenvolvido pela agência F/Malta, o Meli Museu tem como objetivo impulsionar a cultura da empresa e celebrar seus 25 anos

A sede do Mercado Livre no Brasil, chamada de  “Melicidade” e localizada em um terreno com mais de 30 mil m² em Osasco, São Paulo, passa a abrigar uma nova estrutura interativa que celebra, em um formato especial, a história de 25 anos, a cultura e o impacto da empresa na vida das pessoas. Desenvolvido pela agência F/Malta, o projeto tem como principal objetivo gerar um novo formato de experiência para seus diferentes públicos, tanto colaboradores quanto parceiros e clientes.

O “Meli Museu – Nosso Legado em Evolução” foi construído em uma estrutura sustentável utilizando três contêineres que possuem cinco diferentes espaços imersivos: a origem, com histórias, imagens e informações a respeito do que se tornaria o Mercado Livre; uma réplica fiel do primeiro escritório-garagem em Buenos Aires, na Argentina, onde nasceu a companhia; uma linha do tempo que remonta desde o começo dos anos 2000 até os dias atuais; um espaço sobre a trajetória e a evolução de produtos, bem como itens e artefatos; e uma loja física com merchandising em celebração ao marco de 25 anos do Mercado Livre.

“A fim de proporcionar um contato diferenciado e mais profundo com a marca, o museu transcende a função tradicional de exibição de objetos, transformando-se em uma plataforma de transmissão de cultura, por meio de um design interativo e uma narrativa envolvente. Cada detalhe dos contêineres foi planejado para garantir flexibilidade, durabilidade e eficiência energética, destacando também o compromisso do Mercado Livre com a sustentabilidade”, explicou Daniel Sena, gerente sênior de comunicação e marca empregadora.

Segundo o executivo, “mais do que contar uma história, o Meli Museu é uma celebração de todas as pessoas impactadas pelo Mercado Livre ao longo de nossa trajetória. É um espaço de memória, mas também de visão de futuro – mostrando o que estamos construindo e como serão os próximos 25 anos”. 


De acordo com Felipe Malta, CEO da F/Malta, “quando começamos a desenvolver o conceito do museu, sabíamos que não seria suficiente apenas contar a história do Mercado Livre. Queríamos criar um espaço que fizesse os visitantes sentirem essa trajetória de forma impactante, envolvendo-os na visão inovadora da empresa. Utilizar contêineres foi uma escolha estratégica, garantindo flexibilidade, sustentabilidade e uma conexão simbólica com a transformação contínua que o Mercado Livre promove. O resultado é um espaço que mostra o legado da marca enquanto inspira as futuras gerações”. 

História interativa

“Desde sua fundação em 1999, com Marcos Galperin, o Mercado Livre vem redefinindo o que significa fazer negócios na era digital. O Meli Museu convida os visitantes – colaboradores, parceiros e clientes – a explorarem momentos marcantes dessa trajetória, como a introdução dos serviços que revolucionaram o comércio eletrônico na América Latina. Além disso, o espaço celebra a visão inovadora e a resiliência da empresa em superar desafios, como as crises econômicas regionais e as limitações da infraestrutura de internet nos primeiros anos”, comentou Daniel.
Segundo ele, “o conceito de storydoing está no centro da criação do Meli Museu. A narrativa não apenas relembra o passado, mas também enfatiza como o Mercado Livre pretende ajudar a moldar o presente e o futuro. Com foco nas inúmeras vidas transformadas pela plataforma, a exposição culmina em uma visão otimista e ambiciosa do impacto que a empresa continuará a exercer nas próximas gerações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima