O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Mobilização do conhecimento



Levar o conhecimento das universidades e empresas para a sociedade com vistas ao desenvolvimento das cidades e países é a proposta da obra “Mobilização do Conhecimento”, de David e Alex Bennet, especialistas em gestão do conhecimento e fundadores do Instituto Mountain Quest. A obra é resultado de 18 meses de pesquisa realizada pelo instituto baseada em exemplos desenvolvidos pelo governo do Canadá com a parceria de 11 grupos compostos por universitários pesquisadores, organizações não-privadas, organizações públicas e organizações privadas focadas em pesquisas na área de Ciências Sociais e Humanas.

 

De acordo com Alex Bennet, o livro leva o leitor de um ambiente de laboratório de universidades para a comunidade e mostra como integrar, mover e utilizar o conhecimento dentro de um espaço de ação identificado, chamado de mobilização de saberes. “Se o conhecimento é mobilizado por meio de um indivíduo, uma organização, uma comunidade ou uma nação torna-se um ativo poderoso que cria uma sinergia entre as ações desses grupos. Indivíduos e equipes que possam visionar, sentir, criar e aplicar esse poder são os verdadeiros líderes de amanhã”, declara a autora.

 

A publicação ainda traz um novo conceito chamado de “emaranhamento de colaboração”, que coloca as organizações públicas e privadas como instituições que coevoluem com a comunidade dentro da qual estão inseridas. “Dessa forma conseguimos mobilizar os conhecimentos para o bem maior da humanidade e, então, deixamos a era da informação para entrar na era do conhecimento”, analisa Alex.

 

Alex afirma também que os autores escolheram lançar uma versão em português, porque o país demonstra grandes potencialidades na área. “O Brasil está se movendo rapidamente para se tornar um líder mundial em muitas áreas do conhecimento, principalmente, por sua ligação com o prêmio MAKE (Most Admired Knowledge Enterprise), que elege as organizações de acordo com excelentes práticas na área de gestão do conhecimento”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima