Quintal Virtual busca reforçar experiência omnichannel com expansão da experiência de compra por meio de realidade virtual e a realidade aumentada
A rede Hortifruti Natural da Terra anunciou o lançamento de um novo e inovador canal de vendas, o Quintal Virtual. Em um ambiente imersivo, a solução se propõe a ser uma nova forma de conectar a realidade do varejo físico ao digital. Na prática, é a expansão da experiência de compra por meio de tecnologias disruptivas, como a realidade virtual e a realidade aumentada. A concepção do projeto foi realizada em parceria com a Fábrica de Startups, que recebeu em seu espaço empreendedores dispostos a criar soluções para a varejista. Durante o programa, os participantes foram convidados a criar modelos de delivery, levar a experiência da compra física para o ambiente on-line e a venda cruzada.
“O programa que realizamos com a Hortifruti Natural da Terra foi importantíssimo para pensarmos em uma forma de atrair a atenção do consumidor e oferecer uma experiência única. Não só de compras, mas sensorial por meio da tecnologia. Com isso, o ambiente modelado 3D junto à navegação em 360º começaram a ser desenvolvidos antes mesmo dos anúncios do tão comentado metaverso. A iniciativa coloca a rede varejista na liderança quando o assunto é transformação digital voltada para Web 3.0”, afirmou afirmou Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups.
Múltiplas experiências
Em um primeiro momento, a solução estará disponível para experimentação do cliente na loja no Leblon (Rua Adalberto Ferreira), que servirá como base de distribuição para os moradores locais. Lá a experiência será feita com óculos de realidade virtual. Mas para acessar de casa, o cliente também poderá acessar sem óculos, usando uma URL pelo computador ou smartphone.
Ao digitar seu CEP, o cliente terá acesso a um ambiente on-line de compras inusitado: uma grande floresta. Segundo Hector, a escolha da ambientação teve o objetivo de oferecer uma experiência de compra única e lúdica, conectada ao verde, à natureza e ao frescor”. Ao clicar no item desejado o cliente visualiza o valor e a descrição, e definirá a quantidade a ser adicionada no carrinho virtual. Ao finalizar a compra, automaticamente os produtos já estarão disponíveis para o cliente levar – se ele estiver usando a solução na loja – ou para envio, se for via delivery.
Dados como tempo de permanência do cliente no espaço, número de interações, produtos vendidos e mapas de calor serão utilizados para estudar e aperfeiçoar ainda mais a experiência do usuário. “Estamos presenciando uma verdadeira transformação digital em todos os setores da sociedade, e isso é muito positivo, uma nova forma de nos conectar ao público consumidor e inovar a experiência de compra do cliente em qualquer local, inclusive na loja física. A realidade virtual é transformadora para o varejo, e está elevando o e-commerce a um novo patamar”, assegurou Fábio Amorim, CEO da rede Hortifruti Natural da Terra.
Atualmente, as vendas por canais digitais – site e app próprios, Whatsapp, marketplaces, Rappi e iFood – representam 16% do faturamento da empresa. “Nosso objetivo é chegar de 20% a 25% das vendas por canais digitais no quarto trimestre de 2022. Ao longo dos próximos meses, já está prevista a escala para as demais lojas em quatro estados, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, com a bandeira Hortifruti, e São Paulo com a marca Natural da Terra”, acrescentou o executivo.
Já segundo Fernanda Coelho, consultora de inovação da rede Hortifruti, “o objetivo é criar um lugar onde o foco seja a experiência e a conveniência do cliente. Por isso a ideia de um modelo figital, aquele que conecta o ambiente digital com o físico. Um dos maiores desafios para o projeto foi conseguir desenvolver um ambiente funcional e relevante onde o cliente pudesse finalizar a compra e receber da forma mais conveniente para ele. A parceria com Ava Creative nos faz sentir confiantes em lançar uma plataforma super inovadora e pioneira no varejo”. Enquanto para Ian Reis, fundador da Ava Creative, o conceito da plataforma reforça a essência da empresa. ”Levamos os clientes de volta para a natureza, esse espaço reflete a missão e visão do Hortifruti Natural da Terra e torna-se um híbrido entre oferecer o frescor físico das feiras livres com a usabilidade digital dos grandes mercados. O princípio é se manter alinhado com os objetivos e resultados-chave da companhia e agregar os canais de venda já existentes”.