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Nestlé apresenta estudo sobre o paladar do brasileiro

Pesquisa faz parte do programa People Connection, lançado este ano com o objetivo de mudar a forma como a companhia se relaciona com o consumidor

A Nestlé anunciou a realização de estudo, em parceria com a Inesplorato, curadoria de conhecimento, tendo como objetivo decodificar a formação do paladar do brasileiro ao longo da vida e buscar insights para manter viva a conexão da marca com os consumidores. A pesquisa aponta que o vínculo com o consumidor está diretamente relacionado à estimulação dos afetos durante a alimentação e propõe uma série de oportunidades para explorá-la.

O estudo faz parte do programa criado pela multinacional este ano, o “People Connection”, que pretende mudar a forma como a companhia se relaciona com as pessoas. Como parte de um dos pilares comportamentais do Programa: o Radar Comportamental, a pesquisa buscou entender como se dá a formação do paladar e quais as dimensões individuais e coletivas que a influenciam. A mudança da percepção dos sabores ao longo da vida (desde o útero até a velhice), a formação do contexto alimentar, a identificação do contexto alimentar, e o uso dos cinco sentidos na alimentação foram algumas das questões levantadas no estudo

Ações ao longo do ano

“Como parte da nossa área de pesquisa, temos muitos dados estatísticos, mas o número por si só, não diz muito. É preciso entender o que está por trás dos dados e, principalmente, do consumidor. Através de um programa consolidado, com ações desenhadas para todo o ano, vamos para a casa do consumidor sem ele saber que somos da Nestlé e entendemos quem ele é, o que ele consome, quais os desafios que ele possui, por exemplo. Esse estudo faz parte da primeira sessão do ano.”, explica Raquel Albernaz, diretora de Consumer and Market Insights da Nestlé Brasil.

Dividida em três capítulos –Sabor, Experiência e Memória–, a pesquisa responde às perguntas sobre a formação do sabor, a diferença do termo com os conceitos de gosto e sabor e os fatores que a influenciam sua evolução; a identificação de mudanças sociais; a construção da memória afetiva; e alterações ao longo das etapas da vida. Além disso, o estudo analisa a ativação dos cinco sentidos durante a alimentação, como identificar o contexto alimentar e a aplicação desse conhecimento na hora da compra.

O levantamento conclui que a conexão com consumidor está diretamente relacionada à criação de memórias afetivas, que vai além do sentimento de nostalgia e explora a criação de novos momentos com o consumidor. Os resultados da pesquisa propõem uma série de oportunidades para explorá-las. Como nortes de oportunidades, surgem territórios como explorar sabores e principalmente sensações, além de brincar com os sentidos, considerar os rituais cotidianos e contextos de consumo, conectando-se às necessidades dos diferentes públicos, e, ainda, entender como a memória afetiva abre novos caminhos para a marca, privilegiando mensagens e afetos que são endossados no momento do consumo. Ou seja, atuar nas narrativas que ajudam a reinterpretar os alimentos ao longo do tempo, ampliando os significados que os consumidores identificam na relação com os produtos.

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