O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

Nível de automação do consumidor cresce 26%

Pesquisa da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil aponta que distanciamento social e home office levam consumidor a aumentar o uso de dispositivos na residência

O consumidor brasileiro está muito mais atualizado e próximo dos dispositivos pessoais e residenciais, conforme indica o “Índice de Automação”, produzido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, com um nível 26% maior em relação ao ano anterior, impulsionado principalmente pelo distanciamento social e home office. A pesquisa que apresenta os resultados foi realizada com apoio da Ipsos Brasil e compreende a população maior de 18 anos, pertencente às classes A, B e C das principais capitais do país.

“Novas tecnologias se tornaram mais acessíveis ao público em geral, que adota um estilo de vida moderno e conectado como resultado de adaptação durante a inesperada pandemia que vivemos. Nossa metodologia de cálculo binária reduz chances de equívocos entre percepção e realidade, o que nos dá uma visão clara de como consumidores de todo o país se comportam com as mudanças, desde as mais sutis como um novo aplicativo de celular até o uso de dispositivos inteligentes para controle da saúde”, explicou Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Foram avaliadas seis dimensões para compor o Índice de Automação do Consumidor – acesso à internet, aplicativos, itens pessoais, eletrodomésticos e eletrônicos, residência e veículo. A dimensão que mais impulsionou o índice em 2021 foi o aumento do uso de internet tanto por conexão Wi-Fi quanto por acesso por meio de televisores e uso de aplicativos pessoais e corporativos. Segundo a executiva, “Itens antes considerados de luxo como relógios inteligentes, SmartTV ou eletrodomésticos conectados se tornaram mais acessíveis e o brasileiro já reconhece os benefícios que eles trazem ao seu cotidiano”.

Classes sociais e faixa etária

Uma curiosidade positiva foi a de que consumidores de menor renda passaram a ter mais acesso aos itens de automação como  internet e aplicativos. O salto de 2020 para 2021 foi de 0,13 para 0,21. Já nas classes A e B, o aumento foi de 0,28 para 0,31. Os itens mais presentes são as SmartTV, eletrodomésticos conectados e smartphones.

Ao longo dos anos é possível observar o crescimento do índice em todas as faixas etárias. Os grupos abaixo de 34 anos cresceram ao longo do tempo a uma taxa média de 8% ao ano. Já o grupo acima desta idade obteve um crescimento médio de 12% ao ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima