Nubank adquire a americana Juntos Global

Compra da plataforma que permite criar conversas automatizadas e personalizadas visa aprimorar a CX do banco digital

0
14
Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank
Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank

O Nubank anunciou a aquisição da Juntos Global, empresa americana fundada em 2010 e cuja plataforma tecnológica cria conversas proativas automatizadas e personalizadas entre bancos e seus clientes. Com o acordo, os talentos das áreas de tecnologia, conteúdo e design da Juntos Global passam a integrar imediatamente o time do Nubank e a colaborar para o desenvolvimento de experiências que ajudem a entender as necessidades reais dos clientes e auxiliá-los na tomada de decisões e planejamento financeiro. 

De acordo com Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, “a plataforma proporciona ao banco digital mais um meio de, proativamente, engajar a sua base de usuários de forma próxima e personalizada. Isso na direção oposta ao que comumente é praticado no mercado, com esse tipo de tratamento direcionado apenas a clientes de alta renda”. Conforme explicou a executiva, “a maioria das comunicações bancárias se concentra no banco – novas promoções, novos produtos e o que o banco precisa que os clientes façam. Acreditamos que cada cliente tem uma necessidade diferente e é fundamental entendermos qual ela é de forma individualizada, porque isso também ajuda a democratizar os serviços financeiros. Ao trazermos a plataforma Juntos Global e sua equipe para a nossa estrutura, queremos entregar aos nossos clientes uma experiência ainda mais completa e personalizada, com conversas sobre o que é mais importante para eles e possíveis soluções financeiras”, complementa.

A Juntos Global usa tecnologia para uma comunicação bidirecional – ou seja, com interações e troca de informações entre os bancos e seus clientes – que ajuda a entender a situação e os desafios de cada cliente com resposta ágil e direcionada. Com o potencial de gerenciar milhões de conversas ao mesmo tempo, a plataforma utiliza a comunicação automatizada para estabelecer uma relação de confiança, contínua e personalizada com os clientes. 

“A plataforma americana foi criada exatamente dentro do contexto de digitalização dos serviços financeiros”, assegurou Cristina. Segundo ela, “as agências bancárias deixam de ser essenciais na relação banco-cliente, e aflora a oportunidade de construção de relacionamentos em que os clientes estejam engajados e no controle das decisões. Com a aquisição, o Nubank dá mais um passo em direção ao seu propósito de libertar e dar autonomia aos usuários para o planejamento de suas vidas financeiras”.

Por sua vez, Ben Knelman, fundador e CEO da Juntos Global, afirma que a organização encontrou no Nubank, com seu propósito e plataforma 100% digital, uma grande  convergência de valores. “O time está muito animado para, com nosso conhecimento e infraestrutura que desenvolvemos ao longo de mais de dez anos, estabelecer laços ainda mais fortes de confiança entre o Nubank e seus clientes para atender as aspirações de cada um deles de forma escalável”.

A aquisição da plataforma e do time da Juntos Global pelo Nubank já é a quarta concluída pelo banco digital em pouco mais de um ano. Em fase de amadurecimento e crescimento da marca, o Nubank também anunciou outras aquisições no último ano a fim de enriquecer o portfólio de serviços oferecidos para seus clientes. Em 2020, a empresa entrou no setor de investimentos com a compra da Easynvest, além de ter adquirido a americana Cognitect, referência mundial em engenharia de software, e integrou a equipe da Plataformatec, consultoria especializada em método ágil e em desenvolvimento e gerenciamento de produtos.