O caminho para o troféu



Personalidade, aderência a marca e entendimento do público são, na opinião de Erika Fugiwara, gerente de marketing da Gafisa, os três pontos que não podem faltar em uma campanha de marketing. Fio pensando assim que a empresa desenvolveu a ação “Edifício Colaborativo”, finalista do 18º Prêmio Abemd, na especialidade Digital. “Estar entre os cases vencedores é uma grande satisfação. Uma comprovação de que estamos no caminho certo, colocando no ar ações e campanhas vencedoras e exemplares”, pontua Erika.

 

O case traz uma campanha criada pela Giovanni+DraftFCB, em 2011, que convidava as pessoas por meio do Facebook a participarem da criação de um projeto. “Colocamos os consumidores como protagonistas de um empreendimento que será construído com os desejos e necessidades deles próprios, a começar pelo nome”, revela Erika.

 

Com a campanha, a Gafisa teve mais de 177 milhões de impressões na fanpage e 31 milhões de pessoas impactadas. “Nossa meta era que 20 mil pessoas curtissem a página no Facebook, e conseguimos mais de 39 mil. Mais de 3 mil ideias foram compartilhadas e nossos estandes receberam mais de mil visitas por causa do Edifício Colaborativo”, comemora a gerente.

 

De acordo com a gerente, a empresa sempre investiu em ações de relacionamento, a diferença é que hoje elas extrapolam o marketing direto convencional. O relacionamento ganhou espaço, principalmente no meio digital, seguindo a tendência no mercado que para Erika, consiste em acompanhar o movimento do público. “Como as pessoas têm menos tempo, cada vez mais precisamos ser rápidos e objetivos. A internet tem se mostrado um canal precioso. É preciso interagir sem incomodar. Tem que ser um marketing extremamente inteligente”, afirma.

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O caminho para o troféu



“De nada adianta uma história bonita, se ela for mal contada.” A frase de Carmen Robert, diretora da Craft Marketing, reflete a importância de escrever um bom case para conquistar o Prêmio Nacional de Telesserviços – edição 2011, promovido pela Associação Brasileira de Telesserviços. Os cases devem ser apresentados com muita clareza e objetividade, segundo a especialista na criação e redação de cases, que participou da “Oficina de Orientação – Como Escrever Cases de Sucesso”. Ela recomenda que os redatores também tomem cuidado para não cometer exageros com uma abordagem muito institucionalizada ou comercial demais.

Realizada no começo de junho, a oficina reuniu profissionais da AeC, Altitude, Aspect, Atento, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Contactnet, Contax, Craft Marketing, Dedic GPTI, Gol, Grupo Am3, Mapfre Seguros, Provider, Verisys,  Vidax e XGen. A idéia foi mostrar aos responsáveis pela elaboração dos cases quais os principais cuidados que devem ser tomados na produção do material que será apresentado e analisado pelo Corpo de Jurados. “Esta é a primeira Oficina de Cases que a ABT realiza, e a participação dos profissionais de empresas tão importantes aponta que mais uma vez acertamos ao oferecer uma oportunidade como essa. Além de demonstrar o valor da nossa premiação para o setor”, diz Carlos Umberto Allegretti, diretor da ABT e coordenador geral do prêmio. Os profissionais também tiveram a oportunidade de tirar as principais dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o processo de julgamento. Na abertura da oficina, Allegretti explicou o regulamento do prêmio, a metodologia do julgamento, comentários dos componentes do júri de 2010 e também alguns cuidados essenciais para garantir a participação das empresas na disputa, como respeitar o prazo para a entrega dos cases.

Em seguida, foram apresentados alguns cases vencedores da edição passada. O case “Ilha de Diagnóstico”, troféu “Destaque” no setor Telecomunicações, mostra como a Dedic GPTI reduziu o registro de notas baixas que os clientes da Vivo davam ao atendimento da operadora. Depois os participantes descobriram como a AeC conseguiu por fim à fila dos servidores públicos ao serviço de atendimento médico do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, por meio do case “IPSEMG: atendimento com dignidade e sem filas”, troféu “Destaque” no setor Comunitário/Cidadania. O problema foi solucionado com a implantação de um call center responsável pelo agendamento das consultas. Os participantes também experiências do Banco Bradesco no atendimento aos clientes por meio do Twitter, case que rendeu à empresa o troféu “Destaque” na categoria Canais de Comunicação com o Cliente/Consumidor. Já o case POP – Programa de Ouvidoria e Papo da Mapfre Seguros, troféu “Destaque” na categoria Responsabilidade Social, apresentou o serviço de apoio psicológico da empresa aos familiares dos clientes da seguradora.

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